Unimontes abre inscrições para residência médica e multiprofissional

As vagas são para diversas especialidades; prazo vai até segunda-feira (8/11)

O Exame Nacional de Residência (Enare) está com inscrições abertas até o dia 8/11 para o processo seletivo em Residência Médica, Residência Multiprofissional e em Área Profissional da Saúde e Multiprofissional 2021/2022.

O edital completo para a área de medicina está disponível no Portal Unimontes aqui. Já o edital para a área multiprofissional está disponível neste link.  As vagas são destinadas para profissionais nas áreas de Enfermagem, Enfermagem Obstétrica, Farmácia, Medicina, Odontologia, Psicologia e Serviço Social.

Na Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), o Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF) oferece vagas para residência médica em: Anestesiologia (uma), Cirurgia Geral (quatro), Clínica Médica (três), Ginecologia e Obstetrícia (quatro), Medicina de Família e Comunidade (36), Ortopedia e Traumatologia (duas), Otorrinolaringologia (uma), Pediatria (cinco), Psiquiatria (duas) e Geriatria (duas). E vagas nas áreas de concentração profissional em Atenção à Saúde Mental: Enfermagem (duas), Psicologia (duas) e Serviço Social (duas); e em Saúde da Família: Enfermagem (12), Odontologia (12) e Psicologia (quatro). E na área Uniprofissional, vagas para Enfermagem Obstétrica: Enfermagem (quatro).

Demais campus

No Campus de Pirapora há vagas para residência médica em: Psiquiatria (três), Medicina da Família e Comunidade (duas), e em Residência Multiprofissional em Saúde da Família: Enfermagem (quatro), Odontologia (quatro) e Psicologia (três).

Nas cidades de Janaúba, Januária, Pirapora, Porteirinha, Salinas e Taiobeiras, a parceria para a disponibilidade das vagas se dá via secretarias municipais de saúde.

A Unimontes oferece vagas para residência médica em: Medicina da Família e Comunidade, nas cidades de Janaúba (nove), Salinas (cinco), Porteirinha (três) e Januária (uma). Em Taiobeiras, são oferecidas duas vagas na residência médica em: Medicina da Família e Comunidade. Além de vagas na área de concentração profissional em Saúde da Família: Enfermagem (três), Farmácia (três) e Odontologia (três).

O edital é da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), por meio do Instituto Assessoria e Organização de Concursos Públicos (AOCP). A Portaria Interministerial n.º 1.077, de 12 de novembro de 2009, instituiu o Programa Nacional de Bolsas para Residência Multiprofissional e Uniprofissional para acesso às vagas definidas no edital.

A residência em área profissional da Saúde, nas modalidades multiprofissional e uniprofissional, constitui ensino de pós-graduação lato sensu destinado aos profissionais de saúde, graduados em instituição de ensino superior, com situação regular nos conselhos profissionais de classe. É disponibilizado sob a forma de curso de especialização, caracterizado por ensino em serviço, em regime de dedicação exclusiva, com o acompanhamento em serviço de docentes-preceptores, com carga horária de 60 horas semanais e duração mínima de dois anos.

O Enare é exclusivo a profissionais formados ou formandos dos cursos da área da saúde, cursando o último semestre e com conclusão (colação de grau) prevista para até, no máximo, dia 28/2/2022, sendo vedada a participação na seleção de estudantes de graduação que concluirão o curso após esta data, assim como profissionais não habilitados.