Unimontes oficializa adesão para reforçar o Plano Nacional de Vacinação contra a Covid-19

Universidades estaduais e municipais colocaram estruturas à disposição para ampliar a atuação dos profissionais do Sistema Único de Saúde

imagem de destaque
  • ícone de compartilhamento

Vinte e uma instituições afiliadas à Associação Brasileira das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem) colocaram suas estruturas à disposição da União para reforçar o Plano Nacional de Vacinação contra a Covid-19. Dentre elas está a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), que oficializou sua adesão para reforçar a estratégia à medida que a campanha for ampliada para a população em geral, além dos grupos prioritários desta etapa inicial.

"A Universidade Estadual de Montes Claros detalhou toda a estrutura da instituição que possa ser colocada à disposição para ampliar a atuação dos profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) na vacinação contra a covid-19”, afirma a reitora em exercício da Unimontes, a professora Ilva Ruas.

De acordo com o presidente da associação, Rodrigo Zanin, reitor da Universidade do Estado do Mato Grosso (Unemat), uma das principais características das instituições estaduais e municipais está na grande capilaridade na possibilidade de inserção no interior dos estados.

“Neste momento em que a ciência está fazendo a diferença mais uma vez para a sociedade, nós também podemos ajudar por conta da presença forte das afiliadas no interior”, ressalta Zanin.

Conforme o alinhamento, a Abruem repassará ao governo federal as informações sobre infraestrutura, acessos, equipamentos e pessoal disponível das universidades afiliadas.

Estrutura

A Unimontes conta, por exemplo, com o Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF), referência regional no atendimento dos casos de covid-19 para a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) e do Ministério da Saúde. A unidade dispõe, ainda, de pronto-socorro, Centro de Tratamento Intensivo (CTI), diversas clínicas e salas de vacinação.

Além do Hospital Universitário, a universidade conta com pessoal capacitado e outras estruturas físicas, como as instalações do campus-sede, que podem ser usadas na campanha de imunização até mesmo pelo sistema “drive-thru”.

Vacinação prioritária no HUCF

Também nesta quinta-feira (28/1), a Unimontes anunciou que vai estender a vacinação de servidores do Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF) até segunda-feira (1/2). Desde o início da campanha na unidade (25/1),  já foram imunizados 945 servidores e colaboradores que atuam na linha de enfrentamento à doença. O número representa 78,75% de cobertura do total de doses disponibilizadas ao HUCF.

A campanha local é de responsabilidade da Coordenação de Imunização, da Secretaria Municipal de Saúde, que disponibilizou ao HUCF inicialmente 547 doses e, em seguida, ampliou para 1,2 mil doses na primeira etapa (prioritária aos trabalhadores de saúde que estão ativos nos diversos setores do hospital no combate à pandemia.

Colaboradores e servidores ativos em trabalho presencial durante a pandemia tiveram prioridade no cronograma de vacinação do HUCF. Neste grupo, os que por algum motivo ainda não tenham sido vacinados terão a imunização garantida.

O cronograma do dia 1/2 terá início às 8h, com doses aplicadas por servidores da Secretaria Municpal de Saúde.



Últimas