Unimontes promove Semana da Consciência Negra 

Evento busca valorizar produção literária e acadêmica do povo negro 

  • ícone de compartilhamento

Como parte das comemorações pela Semana da Consciência Negra, a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) realiza, virtualmente, o XI Seminário PET Ciências da Religião, com atividades gratuitas que vão até sexta-feira (19/11). O tema central é “Artivismo, Memória e Resistência em Literaturas do Povo Negro”. As inscrições podem ser feitas neste link

Profissionais convidados participam das sessões de debates, com mediação de pesquisadores e docentes do curso de Ciências da Religião, do Programa de Educação Tutorial do curso de Ciências da Religião (PET-CRE) e do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da Unimontes (Neab). A programação será transmitida no YouTube. Acesse aqui.  

Literatura

O ciclo de conferências e as mesas temáticas propõem a valorização da produção literária e acadêmica do povo negro. O professor José Maria Pereira Carvalho, do curso de Ciências da Religião e um dos coordenadores do Neab, lembra que “a literatura de expressão negra surgiu como uma forma de representação da subjetividade negra diante da literatura oficial ou canônica que reflete o paradigma da dominação cultural branca”.

O professor destaca ainda que a literatura de expressão negra “demarca o rompimento com aquela visão do negro estereotipado, pois retrata suas vivências mostrando-o como sujeito do seu discurso e de sua ação em defesa de sua identidade cultural”, complementa.

Programação

O seminário começou nessa terça-feira (16/11) com a mesa redonda “O racismo na estrutura social: algumas reflexões em perspectiva histórica”. Nesta quarta-feira (17/11), às 19h10, haverá a conferência “Escravos da religião: família e comunidade Fazenda São Bento de Iguaçu”.

O evento prossegue na quinta-feira (18/11), no mesmo horário, com a conferência “Religião e revolta: revisitando a discussão sobre as resistências africanas anti-coloniais”. Na sexta-feira (19/11), às 19h10, a programação será encerrada com a conferência “A escrita libertária de Carolina Maria de Jesus”. 

Serviço

Unimontes promove Semana da Consciência Negra

Data: 17/11/2021 a 19/11/2021

Horário: 19h10

Inscrições gratuitas: clique aqui



Últimas