UTI do Ipsemg recebe certificação da Associação de Medicina Intensiva Brasileira
Instituto se destaca pelo segundo ano consecutivo na Gestão de Indicadores de Qualidade e Desempenho
As Unidades de Terapia Intensiva I, II e III do Hospital Governador Israel Pinheiro (HGIP), unidade própria do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg), receberam em maio, pelo segundo ano consecutivo, o certificado de acreditação da Associação de Medicina Intensiva Brasileira (Amib) por estarem em conformidade com os protocolos estabelecidos para este tipo de atendimento.
Segundo a coordenação de UTIs do HGIP, Marcela Rangel de Castro, durante a pandemia de covid-19, as equipes começaram a inserir dados no sistema fornecido pela Epimed Monitor com o objetivo de monitorarem as ações como índice de infecção por cateter e infecção de pneumonia associada por ventilação mecânica, que são comuns em ambiente de atendimento intensivo. Além desses dados, a taxa de mortalidade, tempo de internação e dispositivos invasivos foram outras informações importantes inseridas no sistema de monitoramento e que são avaliadas pela Amib.
Em 2020, as UTIs do HGIP receberam a certificação na Gestão de Indicadores de Qualidade e Desempenho, um feito que se repetiu em 2022, fruto de um trabalho com humanização, qualidade e eficiência. Marcela de Castro destaca sobre a importância desse reconhecimento para o Instituto. “A certificação é de grande importância para nós do Ipsemg, pois assegura o nosso compromisso na gestão dos indicadores, da qualidade e desempenho das nossas unidades”, ressaltou.
A acreditação é realizada pela a Amib e pela Epimed Monitor, que fazem o monitoramento de UTIs em todo o território brasileiro afim de oferecer o melhor serviço e atendimento aos pacientes das instituições de saúde.
Atualmente a UTI Geral do HGIP possui três unidades com 30 leitos no total, sendo as unidades 20 leitos de UTI clínicos e 10 leitos de pós-operatório.