Variedades de café da Epamig conquistam as primeiras colocações em Prêmio da Região do Cerrado Mineiro

​Cultivares Paraíso MG H 419-1 e MGS Paraíso 2 conquistaram os três primeiros prêmios da Categoria Cereja Descascado

  • ícone de compartilhamento

As cultivares de café Paraíso MG H 419-1 e MGS Paraíso 2, desenvolvidas pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), conquistaram as três primeiras posições na categoria Cereja Descascado do 9º Prêmio de Cafés do Cerrado. Os resultados do concurso, promovido pela Federação dos Cafeicultores do Cerrado, foram divulgados em 18/11.

Erasmo Pereira / Divulgação

O 1º lugar foi conquistado pela Fazenda Cinco Estrelas de Patrocínio, com a variedade Paraíso MG H 419-1. A segunda colocação ficou com a amostra da MGS Paraíso 2, cultivada na Fazenda Londrina, no município de Coromandel. A cultivar Paraíso MG H 419-1, produzida na Fazenda M&F Coffee Bioma Café, em Campos Altos, completou o pódio da categoria Cereja Descascado.

Além do Cereja Descascado, a premiação contemplou as categorias Natural e Fermentação Induzida e reuniu os melhores cafés de associados às cooperativas ligadas à Federação dos Cafeicultores.

Referência em produtividade

Também neste mês de novembro, o café da cultivar Catiguá MG 2, produzido pela Fazenda Santiago, em Patos de Minas, conquistou o Prêmio "Coffee of the Year", da espécie Arábica. Os resultados foram divulgados durante a programação da Semana Internacional do Café, realizada no Expominas, em Belo Horizonte. A variedade desenvolvida pelo Programa de Melhoramento Genético do Cafeeiro, conduzido pela Epamig, possui aptidão para a produção de cafés especiais e é reconhecida pela alta qualidade da bebida.

 Cultivares para o Cerrado Mineiro

Nesta quinta-feira (25/11), será realizado o 6º Encontro de Inovação e Tecnologia para a Cafeicultura do Cerrado Mineiro. O evento, promovido pela Epamig e pela Federação dos Cafeicultores e pela Fundação do Desenvolvimento do Cerrado Mineiro (Fundaccer), terá programação presencial, a partir das 10h, no Centro de Excelência do Café, localizado no Campo Experimental da Epamig, em Patrocínio, no Alto Paranaíba. Na oportunidade, serão apresentados os resultados da colheita da terceira safra do projeto Unidades Demonstrativas de Cultivares de Café, conduzido pelas instituições em 26 propriedades de 12 municípios do Cerrado Mineiro.

A participação no evento é gratuita e as vagas são limitadas. A programação completa e o link para as inscrições estão disponíveis aqui



Últimas