#Vempraminas – Fármacos e Medicamentos discute oportunidades para o setor

Atividade busca atrair investimentos para acelerar crescimento da indústria farmacêutica e de medicamentos e suas cadeias produtivas em Minas

imagem de destaque
  • ícone de compartilhamento

A Agência de Promoção de Investimentos e Comércio Exterior de Minas Gerais (Indi), vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede), realizou, na semana passada, o evento “#Vempraminas - Fármacos e Medicamentos”, em Lagoa Santa, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Um público de mais de 250 pessoas - composto por executivos do mercado de fármacos e medicamentos e representantes da BH Airport - pôde discutir as oportunidades para o crescimento do setor no estado, aproveitando-se do posicionamento pró-investimentos do Governo de Minas Gerais.

O objetivo foi que indústrias instaladas em Minas Gerais - como ACG, Biolab, Cimed, Eurofarma, e Myralis -, dessem um testemunho para seus fornecedores instalados em outras unidades federativas, mostrando que Minas Gerais é hoje o melhor estado do Brasil para se investir em fármacos e medicamentos.

"O testemunho das empresas de fármacos e medicamentos que já estão instaladas e atuam com sucesso em Minas Gerais deixa claro que tributação, mão de obra e logística são importantes, mas o grande diferencial está no atendimento pessoal e próximo. Destaco que o compromisso deste governo e da minha gestão é tornar Minas cada vez mais pró-empreendedor e eficiente", disse o diretor-presidente do Indi, Thiago Toscano.

As empresas também apresentaram suas experiências e as necessidades de suas cadeias de suprimentos. Além disso, foram esclarecidos os aspectos tributários, linhas de crédito disponíveis e os diferenciais logísticos de Minas.

“Somos um governo que trabalha próximo da iniciativa privada. Um dos nossos focos tem sido a atração de novos investimentos e a melhoria da competitividade das empresas já instaladas. Precisamos superar a grave crise fiscal que o Estado enfrenta, e estamos no caminho certo”, avaliou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Vitor de Mendonça.

Na avaliação de Alexandre Iglesias dos Anjos, diretor da Biolab Sanus Farmacêutica Ltda., investir em Minas tem sido extremamente positivo. “Acho que o Governo de Minas tem montado uma estrutura para facilitar o processo e para conduzir o empresário a se instalar aqui de uma maneira mais suave e eficiente”, comentou.

O #Vempraminas foi uma grande oportunidade para mostrar as potencialidades de Minas Gerais num setor estratégico para a economia, pela sua capacidade de agregar valor na cadeia produtiva mineira e gerar empregos de alta qualidade. A expectativa é que novos investimentos venham se instalar no estado, levando Minas Gerais do 5º para o 2º lugar em faturamento deste setor em cinco anos.



Últimas