Vice-governador de Minas participa de jantar preparado por formandos do curso de Gastronomia do Trilhas do Futuro

Maior projeto de acesso a cursos técnicos profissionalizantes já desenvolvido no estado chega à sexta edição em 2026

imagem de destaque
  • ícone de compartilhamento

O vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões, participou do jantar anual do Instituto de Hospitalidade e Artes Culinárias (Inhac), no Centro de Referência do Queijo Artesanal (CRQA), nessa sexta-feira (28/11), em Belo Horizonte. No local, ocorreu a formatura de 77 alunos da terceira turma do curso técnico de Gastronomia, pelo programa Trilhas de Futuro, programa do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Educação (SEE-MG).

Ele elogiou o trabalho desempenhado pela instituição parceira. "É importante a gente olhar para projetos que dão certo, como é o caso do Inhac, e se alimentar dessa boa energia que emana de experiências que são bem sucedidas. Quero agradecer a cada um dos professores, alunos e patrocinadores. Eu já vi muita gente que podia ser muito mais do que é, mas não teve o espaço para aflorar, como é possível aqui", destacou o vice-governador de Minas.

Oportunidades e capacitação de qualidade

Eduardo Caetano Santos Ferreira, de 20 anos, contou que o Trilhas do Futuro lhe deu a primeira oportunidade. "Foi o primeiro curso que eu fiz na área, já tive conhecimento em confeitaria antes, mas profissionalmente só agora. Foi o Trilhas que me abriu as portas porque eu não fazia ideia que seria possível".

Já empregado, o jovem pretende continuar no restaurante em que atua, mas deseja ir além. "Eu quero muito ser um professor de gastronomia, ser bom igual os professores aqui foram para mim. Para isso, estou atrás de uma faculdade para ter mais formação, mais conhecimento para evoluir na área".

Aline Santos, de 31 anos, já é confeiteira profissional há oito anos, tem o próprio negócio e viu no Trilhas uma chance de se aperfeiçoar e ir em busca de novas experiências. "Eu tenho várias especializações e, para expandir meus conhecimentos, fiz esse curso voltado para a gastronomia francesa".

"Eu esperei por um ano por essa oportunidade. Ano passado eu tentei, mas eu não consegui por alguns problemas e esse ano eu tentei novamente e deu certo", disse a confeiteira, que é grata ao programa por gerar perspectivas profissionais no futuro. "Eu tenho planos de ir para outros lugares e sei que essa formação vai me abrir essas portas. Pretendo, inicialmente, ir pra São Paulo para investir na gastronomia, agora na cozinha quente mesmo e, futuramente, sair do país", completou.

Inhac

O Inhac é uma escola social de padrão internacional, fundada em 2023, que oferece o curso técnico em Gastronomia, assinado pelo chef Leo Paixão. A instituição é parceira do Trilhas de Futuro desde a quarta edição da maior iniciativa de acesso a cursos técnicos profissionalizantes já desenvolvido em Minas Gerais, lançada em 2021.

O Trilhas de Futuro oferece formação técnica gratuita para estudantes do ensino médio e egressos, em parceria com instituições públicas e privadas credenciadas, gerando oportunidade para os jovens e formando profissionais qualificados para o mercado de trabalho. Já houve mais de 1,6 milhão de inscrições, mais de 94 mil profissionais formados e há 62 mil estudantes em formação atualmente em todo o estado.

Para 2026, a sexta edição do Trilhas contou com mais de 294 mil candidatos inscritos. São 50 mil novas vagas oferecidas para 156 municípios. Ao todo, 197 instituições estão credenciadas, com a oferta de 110 opções de cursos técnicos.



Últimas