Vice-governador encerra missão na Inglaterra em reuniões com embaixador e empresários

Representantes do Governo de Minas realizaram série de agendas na Europa para apresentar o potencial do Estado para garantir investimentos e mais empregos

imagem de destaque
  • ícone de compartilhamento

O vice-governador Professor Mateus finalizou a missão oficial à Europa, acompanhado pelo secretário de Estado de Cultura e Turismo (Secult), Leônidas Oliveira, com duas reuniões na noite dessa segunda-feira (6/11).

Primeiro, ele esteve com o embaixador do Brasil no Reino Unido, Antonio Patriota, em encontro na embaixada. Os dois discutiram possibilidades de investimentos e delinearam inciativas para isso.

Ao fim do dia, o vice-governador participou de jantar organizado pela representação da Invest Minas no Reino Unido, com 15 empresários dos setores de energia, mídia, educação e cultura, financeiro e infraestrutura, com o objetivo de buscar  oportunidades de negócios e parcerias.

“Essa presença internacional do Brasil é importante, e a presença de Minas faz com que nós continuemos sendo os que mais atraem investimentos, os que mais geram empregos. É graças a esses esforços do nosso governo que nós somos já, há quatros anos consecutivos, o estado que mais gera emprego e que mais atrai investidores”, enfatiza Professor Mateus.

“É por isso que eu tenho certeza que Minas Gerais vai continuar sendo ainda o estado para onde todos os investidores querem ir: nossa culinária, nossa indústria, nossa agropecuária e nosso turismo estão aí para contar para todo mundo o que Minas tem de bom e de melhor”, avalia o vice-governador.

Agendas

Na segunda-feira (6/11), mas mais cedo, os representantes do Governo de Minas participaram da World Travel Market (WTM), feira realizada no centro de convenções e exposições ExCel London. O evento é um dos mais relevantes da indústria internacional de viagens e turismo. Apenas no ano passado, a WTM reuniu cerca de 3,5 mil expositores de 184 países e regiões, e mais de 35 mil participantes. A participação foi para apresentar iniciativas que têm ampliado a procura de turistas por destinos mineiros. 

A série de reuniões e compromissos oficiais na Europa foi iniciada em Paris, na última quinta-feira (2/11). Naquele dia, o vice-governador e o secretário de Estado de Cultura e Turismo se reuniram com o embaixador do Brasil na França, Ricardo Neiva. Eles discutiram oportunidades para o estreitamento de relações entre Minas Gerais e o país europeu.

Professor Mateus também presenteou o embaixador com uma peça típica do artesanato do Vale do Jequitinhonha: uma queijeira de cerâmica criadas pela artesã Anísia Lima de Sousa, e sua filha, Cibele, em Campo Alegre, um vilarejo de Turmalina.

Na sexta-feira (3/11), a comitiva mineira participou de uma reunião com membros da Representação do Brasil junto à Unesco. O objetivo foi reforçar a candidatura do Queijo Minas como Patrimônio Cultural Imaterial da organização. Também foram discutidas questões sobre o Geoparque de Uberaba e iniciativas a respeito do Parque Nacional do Peruaçu.

Professor Mateus e Leônidas Oliveira ainda estiveram com as equipes do Centro Georges Pompidou, principal complexo cultural de arte moderna e contemporânea de Paris, e do Museu Quai Branly. A ideia é atrair exposições modernistas para o Circuito Liberdade e apresentar a arte do Vale do Jequitinhonha para os curadores franceses.

Já no sábado (4/11), os representantes de Minas Gerais assinaram um protocolo de intenções com a Warner Bros. Discovery Sports para que Araxá, no Alto Paranaíba, seja uma das sedes da Copa do Mundo de Mountain Bike em 2024. Esta será a primeira vez que o campeonato terá disputa no estado.



Últimas