Vice-governador visita o Comando de Policiamento Especializado

Paulo Brant assistiu a demonstrações de atividades táticas empregadas pelos militares em seu trabalho

  • ícone de compartilhamento

O vice-governador, Paulo Brant, visitou na manhã desta segunda-feira (15/4), a sede do Comando de Policiamento Especializado da Polícia Militar de Minas Gerais (CPE/PMMG). Brant foi recepcionando pelo comandante-geral da PM, coronel Giovanne Gomes da Silva, e pelo comandante do CPE, coronel Frederico Geraldo Ferreira. O Comando é formando pelas unidades Rondas Táticas Metropolitanas (Rotam), Rondas Ostensivas com Cães (Rocca), Regimento de Cavalaria Alferes Tiradentes (RCAT), Batalhão de Polícia de Guardas (BPGd), Batalhão de Choque (BPChq ou Choque) e Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope).

Crédito: Renato Cobucci/Imprensa MG

O vice-governador assistiu ao Lançamento do Turno da Rotam, a uma demonstração de Adentramento Tático do BOPE, e a uma apresentação conjunta de uma Operação de Controle de Distúrbios (OCD), realizada pelo Batalhão de Choque, Regimento de Cavalaria e a Companhia de Cães. Seguiu-se uma visita orientada aos estandes de cada unidade, onde foram apresentados os equipamentos e informados os procedimentos adotados por cada uma delas. As demonstrações terminaram com um rapel a partir da aeronave Pégasus 07.

Paulo Brant, no encerramento das atividades, disse sair das instalações com um sentimento especial a respeito do que havia visto. “A impressão é a melhor possível. Já conheço razoavelmente bem a PM, mas hoje conheci mais um pouco. Como cidadão mineiro, eu sinto orgulho dessa instituição que é garantidora da ordem, da lei, da democracia. A gente fica orgulhoso desta instituição. A Polícia Militar de Minas é uma instituição que extrapola governos, acima de qualquer governo, qualquer partido, é uma instituição dos mineiros. Eu senti orgulho, como mineiro, ao conhecer um pouco nesta visita ao CPE”.

O comandante-geral da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), coronel Giovanne, também demonstrou satisfação por receber Brant.

“A visita do nosso vice-governador ao complexo do Comando de Policiamento Especializado nos deixa muito orgulhosos. Primeiro porque é uma oportunidade de mostrarmos ao nosso governo as nossas condições técnicas e operacionais, pois atuamos em todo o estado. E também para o vice-governador saber da importância e necessidade dos equipamentos. Segurança Pública não é algo fácil de fazer, também não é algo barato, mas é de suma importância para a sociedade. Para os nossos policiais militares, ter um vice-governador conhecendo a nossa realidade e conhecendo a importância da atividade de segurança pública, é uma honra e um privilégio nesta manhã”.

Crédito: Renato Cobucci/Imprensa MG

Já o comandante do Comando de Policiamento Especializado, coronel Frederico, explicando a importância de sua unidade disse que, dentro do conceito de malhas de proteção da Polícia Militar, ela é o segundo ou terceiro esforço de recobrimento da PM, tanto na Região Metropolitana de Belo Horizonte, quanto no estado.

“Superada a capacidade de resposta das unidades com responsabilidade territorial, caberá ao CPE fazer frente à ameaça”. Em relação ao fato de o vice-governador conhecer a sua unidade, coronel Frederico afirmou que “é importante a partir do momento em que ele entenda as nossas demandas, os desafios que vamos encontrar pela frente, e dessa forma possa nos dar o apoio, tanto material, quanto técnico necessário”.

Também participaram da manhã de demonstrações no Comando de Policiamento Especializado da PMMG, a ouvidora-geral do Estado, Simone Deoud Siqueira, e o subcomandante-geral da PM, coronel Marcelo Fernandes, entre outras autoridades militares.



Últimas