Aberta seleção para comissão de fomento e incentivo à cultura
A Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult) recebe, até 14/12, inscrições de interessados em compor a Comissão Paritária Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (Copefic). Com mandato de um ano, podendo ser renovado até duas vezes, os pareceristas selecionados serão responsáveis por analisar os projetos culturais apresentados à Secult.
Podem se inscrever entidades da sociedade civil sem fins lucrativos e pessoas físicas, representantes da sociedade civil, com comprovada atuação cultural em nível estadual de, no mínimo, cinco anos. Os candidatos devem preencher a ficha de inscrição disponível neste link, enviando, digitalmente, cópia dos documentos previstos no item 7 do edital.
Em caso de dúvidas no preenchimento da ficha de inscrição ou necessidade de algum esclarecimento, basta enviar e-mail para a Superintendência de Fomento Cultural, Economia Criava e Gastronomia: fomento@secult.mg.gov.br.
Trabalho
A remuneração dos pareceristas varia entre R$ 300 e R$ 1,5 mil, nos termos do Decreto nº 48.056/2020. Eles atuam em uma das nove câmaras setoriais, constituídas por quatro membros efetivos e dois suplentes e, periodicamente, se reúnem também em colegiado para discutir e avaliar o conjunto de projetos apresentados, além de dar transparência ao processo e aproximar produtores culturais da Secult.
As áreas de atuação são: artes cênicas - teatro, dança, circo, ópera e congêneres -; audiovisual - cinema, vídeo, novas mídias e congêneres -; artes visuais - artes plásticas, design artístico, design de moda, fotografia, artes gráficas, filatelia, numismática e congêneres - ; música; literatura, obras informativas, obras de referência, revistas e congêneres; preservação e restauração do patrimônio material, inclusive o arquitetônico, o paisagístico e o arqueológico; preservação e valorização do patrimônio imaterial, inclusive culturas tradicionais, populares, artesanato e cultura alimentar; centros culturais, bibliotecas, museus, arquivos e outros espaços e equipamentos culturais e áreas culturais integradas.
Comissão
Criada em 2018, a Copefic tem a missão de tornar mais eficiente a análise dos projetos culturais realizados com os recursos do Fundo Estadual de Cultura (FEC) e da Lei de Incentivo à Cultura. A comissão é composta por representantes da área cultural (50%) e servidores da administração pública estadual (50%), nomeados pelo secretário de Estado de Cultura e Turismo.