Ação rápida da Cemig contra queimada evita queda de energia Sul de Minas

  • ícone de compartilhamento

As queimadas continuam causando prejuízos à rede elétrica. Na última semana, a Cemig mobilizou uma força-tarefa especial para reconstruir duas estruturas da linha de distribuição que abastece energia para a cidade de Santa Rita do Jacutinga, no Sul de Minas. Os objetos foram danificadas pelo fogo, em uma área de difícil acesso na Serra da Mantiqueira. 

Para a execução dos serviços neste local, a empresa mobilizou 34 colaboradores próprios e contratados, cinco caminhões, cinco caminhonetes e um helicóptero, que transportou quatro postes de 11 metros, duas cruzetas de cinco metros, ferramentas e outros materiais.

De acordo com o supervisor de Operação da Cemig, Derli Francisco de Carvalho, todo o material necessário foi transportado por aeronave, uma vez que a mata fechada e o caminho íngreme, no topo da serra, dificultariam o transporte por meio de caminhões e caminhonetes. “Com a utilização do helicóptero, a Cemig evitou a supressão de vegetação para abrir acesso para o transporte destes materiais. Além disso, a ação também agilizou a execução dos serviços, evitando desligamento de energia para cerca de 3 mil pessoas da região”, explica.

Queimadas e rede elétrica

Nos sete primeiros meses de 2020, a Cemig registrou 93 ocorrências no sistema elétrico de Minas Gerais que prejudicaram o fornecimento de energia para cerca de 43 mil clientes da companhia. 

Muito além de destruir postes e outras estruturas, as queimadas podem causar curtos-circuitos que interrompem o fornecimento de energia, podendo prejudicar hospitais, postos de saúde, indústrias e as pessoas que – mais do que nunca devido ao isolamento social –, dependem do serviço.

Um dos maiores desafios para as equipes de campo é chegar ao local da ocorrência para fazer o reparo. Normalmente, esses espaços são de difícil acesso e em áreas muito amplas. Além disso, levar estruturas pesadas, como torres e postes, em áreas acidentadas torna ainda mais desafiadora a recomposição das redes prejudicadas pelas queimadas.