Ações conjuntas fiscalizam estabelecimentos comerciais na Zona da Mata

Desde a última semana, estão sendo realizadas operações integradas entre Polícia Civil de Minas Gerais e unidades do Procon para promover fiscalização em estabelecimentos comerciais situados na Zona da Mata mineira, região que abrange as delegacias regionais de Juiz de Fora, Ubá, Leopoldina, Muriaé e Viçosa. As ações têm a finalidade de fiscalizar e averiguar possíveis vendas de produtos essenciais à população com preços abusivos, bem como a falsificação de álcool em gel, em tempos de coronavírus.

De acordo com o chefe de departamento, delegado-geral Gustavo Adélio Lara Ferreira, até o momento, as iniciativas ocorreram nas cidades de Juiz de Fora, São João Nepomuceno, Leopoldina, Recreio, Carangola, Tombos e Viçosa, e estão em andamento em Muriaé.

Nesta terça-feira (7/4), após fiscalizações realizadas, não foram constatadas irregularidades. Policiais civis estiveram presentes em estabelecimentos comerciais da região leste de Juiz de Fora, em farmácias e supermercado da área central, com apoio de fiscais do Procon. Agentes também atuaram em Carangola, junto com o Procon, em supermercados. Nestes locais, ocorreu a apresentação de tabelas dos valores das mercadorias relativos aos últimos três meses e notas fiscais dos produtos que tiveram aumentos.

A operação da PC voltada para a fiscalização, com orientações a proprietários de pontos de comércio de gêneros essenciais e de farmácias, também foi realizada em todo o município de Tombos. Foram catalogados preços de variados produtos, desde gêneros alimentícios a produtos farmacêuticos, principalmente, álcool em gel, máscaras e luvas, por conta do aumento da procura dos itens pela sociedade, nesse período de pandemia.

Os trabalhos efetuados nas cidades de Leopoldina, Recreio e Viçosa também não registraram nenhuma irregularidade. Durante a operação conjunta em Leopoldina, foram feitas vistorias em comércios de serviços essenciais, como farmácias e supermercados. Na ocasião, os estabelecimentos também foram orientados a obedecer aos decretos municipais e estaduais. Foram consultados os preços das mercadorias e verificada a origem do produto álcool em gel.

Em Recreio, os policiais civis estiveram presentes em farmácias, mercados, açougues e lojas de ração. Já em Viçosa, equipes de investigadores atuaram com o Procon e a Fiscalização Municipal em farmácias e supermercados da cidade, além de participarem de barreiras sanitárias instaladas nas entradas do município.