Acordo fortalece ações de governança nas organizações mineiras
Na semana em que a publicação do Plano Mineiro de Promoção da Integridade (PMPI) completa dois anos, a Fundação João Pinheiro (FJP) e a Controladoria-Geral do Estado (CGE) assinaram um Termo de Cooperação Técnica. O acordo visa ao desenvolvimento de ações de fomento à boa governança, ética, integridade, transparência e melhorias nos controles internos nas organizações mineiras.
As ações serão viabilizadas por projetos e atividades conjuntas relativas à educação corporativa, realização de novos cursos presenciais e a distância para servidores e futuros servidores, e outras iniciativas formativas para empresas privadas e sociedade civil, além de ações de apoio técnico e científico que possam contribuir com os objetivos institucionais tanto da CGE quanto da FJP.
“Além de possibilitar a troca de conhecimentos, o termo de cooperação irá possibilitar que a CGE indique agentes públicos para realização de capacitações e treinamentos para agentes privados que desempenham funções de controladoria, auditoria e compliance para ministrar aulas nos cursos de graduação, mestrado, especialização e capacitação disponibilizados pela FJP”, afirma o presidente da FJP, Helger Marra.
PMPI
Em Minas Gerais, o Plano de Promoção da Integridade tem o propósito de contribuir para disseminação e fortalecimento da cultura de integridade no Executivo estadual. A orientação é que cada órgão crie, publique e implemente planos específicos que tragam soluções para problemas próprios ou que aprimorem ações já existentes que fortaleçam a promoção da cultura da ética, da integridade, da transparência e da necessidade de prestação de contas.