Agência RMBH é eleita presidente do Fórum Nacional de Entidades Metropolitanas Brasileiras

  • ícone de compartilhamento

Para construir uma rede de debates e compartilhamento de temáticas e desafios sobre as regiões metropolitanas, a Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte (Agência RMBH) promoveu, nessa quarta-feira (24/11), um encontro on-line com as entidades metropolitanas atuantes em território nacional.

Além dos representantes da Agência RMBH, participaram do encontro as entidades metropolitanas de Vitória, Rio de Janeiro, Campinas, Sorocaba, Cuiabá, Porto Alegre, Recife, Salvador, Vale do Aço de Minas Gerais e Fortaleza. Ainda foram registradas as presenças do vice-governador de Minas Gerais, Paulo Brant, e do secretário de Desenvolvimento Econômico (Sede), Fernando Passalio.

A reunião teve o objetivo de reativar o Fórum Nacional de Entidades Metropolitanas (FNEM). Na ocasião, foi eleita a nova diretoria, com mandato de dois anos, sendo permitida uma recondução. A diretoria eleita em chapa única foi composta por: Agência RMBH como presidente do FNEM, Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco (Condepe/Fidem) como primeira vice-presidência e a Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec-PR) eleita como segunda vice-presidência.

A próxima reunião do fórum está marcada para 15/12. Até lá, as entidades metropolitanas encaminharão sugestões de alteração no regimento do estatuto e pautas para consolidar o Plano de Trabalho em 2022.

RMBH

A Agência RMBH é uma autarquia territorial e especial do Governo de Minas Gerais, de caráter técnico e executivo, para fins de planejamento, assessoramento, regulação urbana, viabilização de instrumentos de desenvolvimento integrado da Região Metropolitana de Belo Horizonte e apoio à execução das funções públicas de interesse comum.

Reativação do FNEM

O Fórum Nacional de Entidades Metropolitanas (FNEM) é uma associação civil sem fins lucrativos instituída em 1995. Congrega entidades e órgãos públicos estaduais responsáveis por temas relacionados às regiões metropolitanas brasileiras.

“Reativamos o FNEM, instância nacional de debate e de compartilhamento entre as regiões metropolitanas brasileiras. Será uma oportunidade única de diálogo e de aprendizado e um imenso privilégio presidir esse fórum, que tem o desafio de enfrentar os grandes temas do planejamento metropolitano”, afirma a diretora-geral da Agência RMBH, Mila Corrêa da Costa.