Agricultores familiares ampliam vendas com sacolão virtual

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Agricultores familiares de Santa Fé de Minas, no Norte do estado, se adaptaram às restrições impostas pela pandemia de covid-19 com uma alternativa virtual. Sem poder expor a mercadoria, o grupo que vendia produtos tradicionalmente nas ruas ou nas casas, em carrocinhas, contou com a Emater para lançar  um grupo de vendas por WhatsApp. Chamado Verdura Virtual: Sacolão Delivery, o aplicativo de mensagens liga os produtores aos consumidores, também cadastrados. As mercadorias são entregues diretamente na casa do cliente. 

Hoje, completando um ano de criação, o grupo conta com 256 integrantes, sendo 36 produtores e 220 clientes. Em 12 meses de funcionamento do grupo, os produtores comercializaram pouco mais de R$ 210 mil, conta Edson Tafuri, técnico da Emater autor do projeto e administrador do grupo.

Motivação

Semana a semana, Tafuri presta conta aos participantes sobre o total de vendas realizadas. A ideia é motivá-los ainda mais. ”Quando faço o relatório de venda, informo todos os produtos que foram comercializados naquela semana. Então, a pessoa se sente incentivada a participar, a produzir”, argumenta.

Na opinião do técnico, o motivo do sucesso está na qualidade e diversidade dos produtos. Além das hortaliças, frutas comuns e do Cerrado, leite, queijos, requeijão, ovos, farinha, quitandas e artesanato, o grupo abriu o leque de comercialização e negociou até animais como bois e galinhas. “Acredito que esse resultado está na credibilidade dos produtos oferecidos, pela qualidade e diversificação. Vende-se de tudo. Teve uma produtora que chegou a vender R$ 5 mil em uma semana”.

Valorização

O pequeno produtor José Vinicius Ferreira, o Vivi, conta que, antes da feira virtual, não levava produtos para vender na cidade. Segundo ele, as pessoas pareciam não valorizar seu trabalho. “Eu só vendia se alguém me encomendasse, porque quando eu trazia os produtos, não sabia se ia vender ou não. Era tão difícil comercializar que eu não tinha coragem de sair para oferecer na rua”, revela.

Agora com o sacolão delivery, Vivi comercializa o que tem no momento. Pode ser melancia, farinha, banana, maracujá, açafrão ou baru. “Ficou bem melhor e com certeza as vendas aumentaram”, garante.

Vivi também acha que a feira on-line acabou valorizando mais os produtos da roça. “O pessoal está gostando dos produtos rurais. Parece que são mais puros. Então, passou a procurar. Se eu posto lá no grupo o que eu tenho, sempre aparece comprador”, afirma.

Consumo

A consumidora Aidê Vargas semanalmente faz suas compras pelo grupo do aplicativo de mensagens e só tem elogios para a iniciativa, que tornou a sua vida de dona de casa e trabalhadora muito mais prática.

“Facilitou e muito porque a gente compra pelo telefone e os produtores entregam produtos de ótima qualidade, na casa da gente. Eu compro alface, verduras em geral, feijão catador, frango caipira, requeijão, queijo e frutas. É muito bom porque até os frutos do Cerrado a gente encontra nesse grupo. E vem tudo embaladinho, bastante higienizado”, conta.

Ela torce para que a iniciativa se solidifique e permaneça, mesmo quando a pandemia passar. “Acho que poderia permanecer, sim, porque facilita o acesso dos consumidores aos produtores”, justifica.

Prêmio

O projeto Verdura virtual: Sacolão Delivery é um dos trabalhos regionais da Emater-MG vencedor do prêmio interno MelhorInovação de 2020. O concurso da empresa de extensão rural elege os trabalhos desenvolvidos por funcionários que tenham obtido resultados relevantes para a empresa ou para clientes.