Agronegócio e cooperativismo são destaque em eventos digitais

  • ícone de compartilhamento

A Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) marcou presença, nessa quarta-feira (5/8), no 3º Workshop Agronegócios e Crédito Rural, do Sicoob Sistema Crediminas, e no painel “O Agro em Minas”, no evento Megacana Tech Show. Virtuais, os eventos foram acompanhados por mais de mil internautas.

No Megacana, a secretária da Seapa, Ana Valentini, destacou avanços do setor agropecuário em Minas Gerais, mesmo diante da pandemia de covid-19. “Tivemos uma safra recorde de grãos, com 15,2 milhões de toneladas, além de aumento das exportações em 8,7% comparado com 2019. Temos, ainda, expectativa de que o Valor Bruto da Produção cresça quase 20% neste ano”, apontou.

Durante o debate com outros convidados, a secretária também ressaltou a importância de se divulgar mais as ações de sustentabilidade do setor sucroalcooleiro no estado. Para ela, é preciso reforçar, para a sociedade, a importância do etanol como um combustível limpo e o uso de controle biológico de pragas, uma prática comum no segmento.

A conversa já está disponível neste link.

Números

Minas Gerais é o terceiro maior produtor de cana-de-açúcar do Brasil. A estimativa de produção no estado para safra 2020/2021 é de 65,7 milhões de toneladas, segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). 

As exportações do complexo sucroalcooleiro representaram 8% das exportações do agronegócio de Minas, no acumulado do 1º semestre. A alta é de 55,9% no valor, cerca de US$ 339 milhões, e crescimento de 58,4% no volume, 1,2 milhões de toneladas, na comparação com o mesmo período de 2019.

Agronegócio e crédito rural

Em participação no 3º Workshop Agronegócios e Crédito Rural, do Sicoob Sistema Crediminas, Ana Valentini também destacou a importância das cooperativas para o desenvolvimento econômico do estado e da própria agricultura. 

“Podemos observar que, em todas as cidades onde há cooperativas, encontramos sociedades mais justas, mais igualitárias. Temos que incentivar sempre a cadeia do cooperativismo de crédito, pois ela possibilita empréstimos aos pequenos produtores rurais, aqueles que mais sofrem com qualquer revés, de clima, de preço. Faço votos para que, com esse Plano Safra, a Crediminas consiga levar ainda mais crédito aos nossos produtores”, disse.

A secretária pediu o apoio das cooperativas de crédito no incentivo à cultura da sustentabilidade na agropecuária. “Na Seapa temos muitos trabalhos envolvendo a sustentabilidade e aproveito para pedir o apoio da Crediminas, com todas suas agências e técnicos, para sempre levar aos produtores a importância desse olhar sobre a preservação do meio ambiente”, complementou.

O 3º Workshop Agronegócios e Crédito Rural pode ser assistido clicando aqui