Alunos da Unimontes estão na fase final de desafio de agropecuária e tecnologia
Três equipes de estudantes de graduação e pós-graduação da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) estão entre as finalistas para o Desafio Agrojovem da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg). Das cem equipes inscritas, apenas sete foram classificadas para a última fase. As propostas das equipes visam apoiar o produtor rural com objetivo de promover o empreendedorismo, a inovação e a capacitação de jovens que atuam com agronegócio em Minas Gerais.
TechFrui, Irrigar, Educa no Campo Consultoria são as três equipes selecionadas para a fase final. Elas devem propor soluções para seis setores: conectividade na área rural, sustentabilidade ambiental, acesso a mercado, redução de custos, aumento de produtividade e sucessão familiar. As equipes têm de 2 a 5 integrantes, entre 16 e 30 anos. São estudantes do ensino técnico, médio ou superior, de diversos cursos.
A coordenadora de Inovação Tecnológica da Unimontes, professora Sara Antunes, destaca que experiências como essa são essenciais para a formação profissional e pessoal dos alunos. “Divulgamos as oportunidades e estimulamos a participação de toda a comunidade acadêmica. A parceria com os professores da graduação e da pós-graduação também é crucial. Identificamos aqueles alunos que têm perfil ou estejam em projetos cuja temática tenha relação com as áreas definidas nos desafios", explica.
Os vencedores serão premiados com uma viagem para o Agritech Valley, pólo de inovação do agronegócio, localizado no Vale da Piracicaba (SP), quando terão a oportunidade de contatar startups do setor e grupos de investidores.