Alunos do Cefart encenam adaptação belo-horizontina do clássico “Alice no país das Maravilhas”
A Fundação Clóvis Salgado (FCS), por meio do Centro de Formação Artística e Tecnológica (Cefart), estreia o espetáculo "Aliç n’país d’jogo d’bich", que marca a formatura do Curso Técnico de Teatro. A obra é uma adaptação do clássico “Alice no País das Maravilhas”, criada originalmente pelo inglês Lewis Carroll, que se passa no hipercentro de Belo Horizonte. Sob a direção de Thálita Motta e Thales Brener Ventura, com dramaturgia de Idylla Silmarovi, a atração pode ser acompanhada gratuitamente entre 11 e 14/11, às 20h. no canal da FCS no YouTube. A classificação indicativa é de 16 anos.
Com um título explicitamente inspirado na sonoridade do sotaque mineiro, "Aliç n’país d’jogo d’bich" leva protagonismo ao baixo-centro belo-horizontino e entrelaça o enredo com diversos jogos populares. Tendo como base o conceito de teatro como jogo, o espetáculo investiga brincadeiras que compõem o imaginário brasileiro, como o truco, o buraco, o futebol e, sobretudo, o jogo do bicho.
Considerado ilegal, mas fortemente presente nas tradições periféricas do Brasil, o jogo do bicho é visto por muitos como um jogo de azar, no qual a vitória do apostador geralmente está vinculada ao sonho com algum animal, entre eles, o coelho, um dos principais personagens da história original de “Alice no País das Maravilhas”.
O espetáculo é promovido pelo Governo de Minas e pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), por meio da FCS.