Animações em vídeo ilustram prestação de serviços públicos pela CGE/MG

  • ícone de compartilhamento

A Controladoria-Geral do Estado de Minas Gerais (CGE/MG) produziu uma série de animações em vídeo para, de forma simples e lúdica, mostrar como as atividades da CGE se transformam, no fim do processo, em benefícios para os mineiros. A série recebeu o nome de "Onde está a CGE?".

"O controle interno atua ao lado do bom gestor, melhorando processos e gerindo riscos de modo que a Administração Pública realize suas atividades com menos erros e desvios, fazendo uso dos recursos públicos de maneira mais eficiente. Como consequência desse trabalho, serviços de melhor qualidade chegam ao cidadão", afirma o controlador-geral, Rodrigo Fontenelle.

A primeira história (veja o vídeo clicando aqui) apresenta o case “CGE Presente”, projeto de auditoria preventiva iniciado em 2018 que visa à atuação contínua da CGE em áreas de especial importância para a sociedade, como educação, saúde e segurança pública.   

CGE Presente 

O CGE Presente tem como objetivo verificar a aplicação de recursos públicos estaduais nas áreas de Educação, Saúde, Segurança Pública e Assistência Social com atuação preventiva. O tema alimentação escolar foi escolhido para a primeira fase do projeto.

“Foi realizada auditoria preventiva com o intuito de identificar deficiências e agir de forma a propor soluções rápidas para os problemas encontrados na tentativa de reduzir potenciais danos e a qualidade na entrega de políticas públicas a sociedade”, explica a coordenadora de Auditoria, Transparência e Integridade da Secretaria de Estado de Educação (SEE), Dandara Pimenta. 

“A dinâmica dos trabalhos baseou-se na aproximação com a equipe da SEE para facilitar o conhecimento dos fluxos de trabalho e dos processos existentes no dia a dia das escolas. Dessa forma, propiciou-se que soluções criativas e viáveis fossem pensadas, discutidas com a alta administração e implementadas em etapas. Nesse sentido, o projeto visou trabalhar para agregar valor ao serviço público, propondo aprimoramentos na gestão das Caixas Escolares e por meio desta parceria com a SEE foi possível contribuir de forma mais eficaz e assertiva para o aperfeiçoamento dos processos e fluxos de trabalho, gerando economicidade, eficiência e maior transparência”, completa Dandara. 

“O Projeto CGE Presente abre um novo capítulo na atuação da Controladoria-Geral, pois visa à melhora da Governança por meio da prestação de consultoria para os órgãos do Estado, a fim de garantir a efetividade das entregas. Além disso, objetiva a mitigação de riscos de malversação dos recursos públicos, a identificação de potenciais fragilidades na sua aplicação, de modo a inibir e combater a corrupção, bem como fomentar a transparência e o controle social”, afirma o auditor interno, Carlos Humberto Oliveira.