Aplicativo com apoio da Fapemig dá dicas sobre amamentação
Um aplicativo para dispositivos móveis com informações referentes à amamentação e à doação de leite humano foi desenvolvido em uma pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Saúde, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A iniciativa contou com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e surgiu da necessidade de levar informações e auxiliar as mães neste momento especial.
Pesquisador e técnico de informática da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), Bruno Penizollo Costa destaca que o app também informa sobre serviços ofertados pelos Bancos de Leite Humano (BLHs), um tópico nem tão conhecido entre as gestantes e lactantes. “Apresentamos aspectos dos bancos de leite pouco conhecidos como critérios para acesso, para doação e para recebimento do leite, bem como informações sobre o trajeto do produto entre a doação e o destino, entre outras”, conta.
Credibilidade
A credibilidade dos dados é referendada por especialistas da área. “Este banco de dados tem como característica possibilitar o acesso a informações de fontes como o Ministério da Saúde (MS) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) de forma simples e unificada, utilizando vídeos e textos simples”, explica.
Penizzollo destaca, ainda, que a pesquisa possibilitou que 57,77% das 48 gestantes e puérperas que participaram do estudo melhorassem seus conhecimentos após a utilização da tecnologia. "Estamos trabalhando para melhorar e incrementar novas informações. A previsão é que o aplicativo esteja disponível para download no final de março, no Play Store”, finaliza.