Arquivo Público Mineiro completa 127 anos de histórias e experiências

  • ícone de compartilhamento

O Arquivo Público Mineiro (APM) recebeu o público para comemorar 127 anos, nesta segunda-feira, 11/7. O evento, promovido pela Associação Cultural do Arquivo Público Mineiro (ACAPM), contou com a mesa-redonda “Vivências no APM” e homenagens aos ex-diretores da instituição e ex-colaboradores da associação.

A mesa-redonda foi mediada por Bruno Balista, diretor do APM, e contou com a participação dos professores-colaboradores Caio Boschi (PUC-MG), Márcia Almada (UFMG) e Renato Pinto Venâncio (UFMG) que, seguindo a temática do evento, contaram histórias e experiências vividas no APM.

Como parte da programação foram inaugurados na galeria dos diretores os quadros de Vilma Moreira, Thiago Veloso Vitral e Luciane Andrade, atual superintendente de Bibliotecas, Museus, Arquivo Público e Equipamentos Culturais (SBMAE). Eles dirigiram a instituição entre 2011 e 2022.

Também receberam homenagens, por meio das respectivas famílias, os ex-presidentes da ACAPM, Márcio Jardim e Hebert Sardinha e o ex-conselheiro Claus Rodarte.

Ainda como parte das homenagens, o professor Ivo Porto de Menezes, dirigente do Arquivo entre 1974 e 1975, recebeu a medalha do Mérito Cultural.

*Este conteúdo foi produzido durante o período de restrição eleitoral e publicado somente após a oficialização do término das eleições.