Arquivo Público Mineiro participa de evento nacional  

  • ícone de compartilhamento

O Arquivo Público Mineiro (APM) participa, entre os dias 8 e 14/6, da 4ª Semana Nacional de Arquivos, com programação variada e inteiramente virtual, via redes sociais.

O evento é uma iniciativa do Arquivo Nacional e da Fundação Casa de Rui Barbosa, em parceria com instituições arquivísticas de todo o país. Ele é realizado na semana em que se comemora o Dia Internacional dos Arquivos (9 de junho), estabelecido pelo Conselho Internacional de Arquivos (ICA).

O tema central deste ano, “Empoderando a sociedade do conhecimento”, norteou a programação do APM, que abre a semana, no dia 8/6, com a live "Arquivos Públicos Estaduais: panorama atual, horizontes e expectativas", realizada por representantes de arquivos públicos estaduais.

História

No dia 9/6, os 300 anos de Minas Gerais serão abordados na live realizada com Márcia Almada e Rodrigo Monteiro, dois historiadores renomados no cenário nacional. Eles apresentarão o "Discurso Histórico e Político do Conde de Assumar", documento escrito pelo primeiro governador da Capitania de Minas Gerais, após a repressão à Revolta de Felipe dos Santos, ocorrida em junho de 1720, e cujo manuscrito original é guardado pelo Arquivo Público Mineiro.

Na sequência, no dia 10/6, serão apresentadas as experiências do projeto Making the Future, que tem democratizado o acesso ao patrimônio documental do Arquivo Público da Irlanda do Norte (Public Records Office of Northern Ireland). A participação será da diretora criativa do projeto, a brasileira Laura Aguiar, que vai abordar a questão de como os arquivos podem se tornar ainda mais acessíveis e inclusivos no século XXI.

Painéis

Nos dias 11 e 12/6, o APM realiza dois painéis temáticos. O primeiro, sobre a conservação de acervos como ferramenta de transparência pública, será mediado pela coordenadora de Conservação de Documentos do APM, Flávia Carolina Andrade. O segundo, sobre a importância da gestão documental para o fortalecimento das democracias no século XXI, terá participação de Renato Pinto Venâncio, professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e ex-superintendente do APM.

O Arquivo Público Mineiro é um equipamento da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult) e integra o Circuito Liberdade, em Belo Horizonte.

Mais informações sobre a programação:

No Instagram (instagram.com/arquivopublicomg), Facebook (facebook.com/arquivopmineiro) e no canal do Youtube.