Arsae-MG celebra Dia Nacional do Ouvidor e comemora avanços no setor
Nesta quarta-feira (16/3), Dia Nacional do Ouvidor, a Arsae-MG contabiliza a média de 15 mil atendimentos realizados nos últimos dois anos. O dado significa que o setor foi responsável por auxiliar os usuários, de forma resolutiva e neutra, garantindo a qualidade dos serviços prestados pelo Estado, sanando dúvidas e apurando reclamações polêmicas ou denúncias, com a ajuda de setores especializados da agência, atuando de forma conciliadora, transparente, independente e ética.
Para Marcellus Montarroyos, primeiro ouvidor da Arsae-MG a ser reconduzido para mais dois anos de mandato, a ouvidoria busca a harmonia e a justiça na relação entre poder público, usuários e prestadores. Para estreitar a relação com o público, a Arsae-MG realiza melhorias na estrutura do órgão, como a criação de novos canais de atendimento aos usuários.
“Aumentamos a capacidade de atendimento, com a capacitação dos profissionais, eliminamos riscos apontados pela Controladoria Geral do Estado (CGE-MG), implantamos o MGOuv e o MGApp e ampliamos o acesso por meio de ligações gratuitas de telefones fixos e móveis, com o acolhimento e tratamento das manifestações”, destaca.
Pela frente, ainda há muitos desafios e metas. Exemplo é a possibilidade de disponibilizar o atendimento via Whatsapp, facilitando o acesso dos usuários. “Outro objetivo é exigir o cumprimento da resolução das ouvidorias dos prestadores, iniciativa que aprimora a qualidade dos serviços prestados. As entregas do mandato é fruto de uma equipe comprometida e capacitada", considera.
Em Minas, a Ouvidoria atua como a terceira etapa de atendimento ao cidadão. Inicialmente, é necessário tentar resolver a situação junto ao prestador de serviços. Caso a situação permaneça ou a solução apresentada não seja satisfatória, deve-se procurar pela ouvidoria do prestador. Se ainda estiver insatisfeito com o resultado das duas primeiras instâncias, a ouvidoria deve ser acionada.
Para isso, é preciso ter em mãos o protocolo de atendimento da primeira instância e o número de processo da segunda instância. Há exceções: para consultar a legislação não é necessário nenhum protocolo; já para reclamações de falta de água ou extravasamento de esgoto em via pública, só é necessário o protocolo de primeira instância.
Além do canal eletrônico – atendimento 24h -, a Ouvidoria da Arsae-MG está à disposição para atender e orientar os usuários, por meio do teleatendimento 0800 031 92 93, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, exceto feriados.