Arsae-MG debate transformação digital no saneamento

  • ícone de compartilhamento

A transformação digital no setor de saneamento será o tema do próximo seminário on-line “Regulação em Foco”, promovido pela Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais (Arsae-MG). O evento será das 9h às 12h, em 25/2, com transmissão ao vivo pelo canal da Arsae-MG no YouTube.

O seminário terá a presença de diversos especialistas do setor de saneamento, entre eles representantes da Agência Reguladora dos Serviços Públicos do Estado de São Paulo (Arsesp), da Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Ares-PCJ) e a engenheira portuguesa Rita Cavaleiro, referência técnica no assunto. 

“A transformação digital está acontecendo cada vez mais rápido e não seria diferente no setor de saneamento, razão pela qual foi necessário inovar e buscar, a cada dia, maneiras de melhorar e garantir uma prestação de serviço ainda mais eficiente. A pandemia acelerou esse processo e antecipou soluções, como o teletrabalho e as fiscalizações remotas”, observa o diretor-geral da Arsae-MG, Antônio Claret.

Serviço otimizado

O gerente de Fiscalização Operacional da agência, Lucas Marques, e sua equipe implantaram um sistema de fiscalização remota na Arsae-MG. Ele acredita que as técnicas e ferramentas digitais utilizadas podem potencializar e otimizar a ação de prestadores e reguladores de saneamento, além de tornar as instituições mais eficientes, transparentes, e atender melhor ao público. 

“Acredito que essa seja a missão e o objetivo dos prestadores de saneamento e seus reguladores. Serão apresentadas iniciativas de um prestador e de duas agências reguladoras de saneamento, para ilustrar essa mudança dos paradigmas proporcionada pela tecnologia”, afirma.

Podcast

O podcast “Regulação em Foco” vai ao ar na segunda-feira (22/2), pelo Spotify, para debater os desafios digitais da fiscalização da Arsae-MG. O programa traz entrevista com o gerente de Fiscalização Operacional da Arsae-MG e engenheiro ambiental, Lucas Marques Pessoa. Na atração, o gerente de Informações Econômicas, Samuel Barbi, também entrevista o especialista em Regulação Técnica da Arsesp, Sérgio Bernardes, um dos pioneiros no processo de transformação digital na agência paulista.