Arsae-MG discute composição e transparência das tarifas de água e esgoto
Ao entender como são calculadas as contas de água e esgoto o consumidor aprende não só a acompanhar seu consumo e a economizar, como também pode compreender melhor e participar da definição das tarifas por meio de audiências e consultas públicas. Para contribuir com esse processo, a Arsae-MG promove o 9º seminário do Programa Regulação em Foco nesta quinta-feira (29/7), às 9h, com transmissão ao vivo no canal da agência no YouTube.
Intitulado “Transparência das Tarifas: comunicação, participação social e sustentabilidade”, o evento traz as estratégias mais recentes adotadas pelos reguladores de saneamento do Brasil para melhorar a transparência das tarifas. As medidas abrangem tanto as sinalizações adequadas sobre custos, subsídios e incentivos, quanto a comunicação e a participação social.
Para além dos avanços regulatórios, pretende-se apresentar e discutir formas de melhorar a comunicação de assuntos técnicos e muitas vezes de difícil compreensão para o público geral, além de captar o que a sociedade civil organizada espera de melhorias na transparência das informações dos reguladores, em especial das tarifas.
Os reguladores vão apresentar como desenham as tarifas para que os usuários saibam pelo que estão pagando. O evento é organizado pela Gerência de Regulação Tarifária da Arsae-MG.
Clique aqui e confira a programação do seminário.
Podcast
O assunto também é discutido no podcast do Programa Regulação em Foco. O episódio 28 – A importância da participação popular para a construção da revisão tarifária da Copasa e Copanor – traz um bate-papo com o gerente de Regulação Tarifária da Arsae-MG, Daniel Rennó. Ele fala sobre as contribuições recebidas durante audiências e consultas públicas que auxiliam a agência a estabelecer as novas tarifas. O programa também debate a importância de o consumidor conhecer bem a sua conta, para que assim possa exigir melhorias no serviço prestado. Ouça no canal “Regulação em Foco” no Spotify.