Arsae-MG discute desafios da gestão de informações no saneamento 

  • ícone de compartilhamento

Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais (Arsae-MG) promove, em 28/10, às 9h, mais um seminário on-line do programa “Regulação em Foco”. Nesta edição, o evento vai abordar as principais bases de dados do setor de saneamento, nacionais e estaduais, para debater a relevância, os processos de gestão e as plataformas de acesso de cada uma delas. 

O objetivo é discutir os desafios para melhorar a gestão de informações no setor, a integração com as políticas públicas e a produção de conhecimento.

De acordo com a Gerência de Informações Operacionais (GIO) da Arsae-MG, estudos e projetos na área de saneamento dependem da coleta de dados primários ou da utilização de dados já existentes, secundários. Essas informações abrangem diversas atividades, como monitoramento da qualidade da água, emissão de faturas de água e esgoto, atendimento de reclamações de usuários. 

O evento conta com a participação de diversos profissionais que lidam com gestão da informação, entre eles representantes do Ministério de Desenvolvimento Regional (MDR), da Agência Nacional de Águas (ANA), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), do Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Sisagua), do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema) e da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), além de profissionais da própria Arsae-MG.