Atividades on-line focam na saúde dos servidores em teletrabalho
O regime de teletrabalho foi adotado para boa parte dos servidores do Estado de Minas Gerais em março do ano passado, em razão da pandemia de covid-19, e, desde então, as atividades estão sendo exercidas remotamente.
Para contribuir com a saúde e a integridade física desses profissionais, a Diretoria Central de Saúde Ocupacional (DCSO), da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), vem oferecendo atividades on-line que buscam melhorar a qualidade de vida dos servidores durante o trabalho remoto.
“O objetivo é conseguir atingir um número cada vez maior de servidores, pois as ações são de grande importância para a saúde física e mental, especialmente durante um período tão delicado de distanciamento físico”, ressalta a diretora da DSCO e médica perita de Família e Comunidade, Marcela Mattar de Sá.
Saúde ocupacional
A adequação de Mobiliário e a Escola de Postura estão entre as atividades realizadas e, até o momento, cerca de 300 servidores já participaram. “Após a manifestação do interesse do servidor em participar, turmas são formadas e as atividades são realizadas por meio de plataforma virtual. Nosso objetivo é adequar a postura e o bem-estar dos profissionais enquanto executam o trabalho de casa”, ressalta Marcela.
Glaucilaine Gabriel Bahia Martins, servidora da Secretaria de Estado de Educação em Manhuaçu, foi uma das participantes. "Durante os encontros, aprendi atividades de fortalecimento muscular que irão me ajudar ao longo do período de teletrabalho e pelo resto da vida”, destaca.
Os servidores interessados em participar podem enviar e-mail para fisioterapeuta@ca.mg.gov.br, informando o nome completo, cidade, e-mail, órgão em que atua, telefone para contato e disponibilidade de horário.
Atividades nas redes sociais
Diariamente, a equipe do Núcleo de Saúde Ocupacional divulga nos canais da Diretoria no Instagram e no Youtube conteúdos com dicas de saúde, além de realizar práticas de ginástica laboral e de relaxamento ao vivo.
“Os temas das postagens são variados e abordam desde questões relacionadas à alimentação, atividade física e saúde mental, até temas ligados ao meio profissional”, ressalta a fisioterapeuta do Núcleo de Saúde Ocupacional da Seplag, Erodiana Freitas Naves.
Ela também destaca as transmissões ao vivo realizadas com profissionais sobre diversos temas e que ficam disponíveis nas redes para acesso.