Bairro de Ipaba está em fase final de regularização fundiária

  • ícone de compartilhamento

Moradores do bairro São José, no município de Ipaba, estão mais próximos do sonho de se tornarem efetivamente proprietários de seus lotes. Ao todo, a documentação de 298 lotes foi encaminhada para registro em cartório de imóveis, após o processo de regularização fundiária realizado pela Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana do Vale do Aço (ARMVA) e Prefeitura Municipal de Ipaba, por meio do Minas Reurb – Programa Mineiro de Integração e Regularização Territorial.

A área total compreende mais de 111 mil metros quadrados e a regularização fundiária beneficiará 1.865 cidadãos, direta e indiretamente. A expectativa é de que a entrega dos títulos de propriedade seja realizada antes do fim do ano. Em Ipaba, além do bairro São José, ainda está em fase de regularização o bairro Centro Leste, no qual mais de 500 lotes também deverão ser regularizados.

A gerente de Regularização Fundiária da ARMVA, Glauciene Vasconcelos, destaca o pioneirismo de Ipaba nas ações de regularização fundiária.

“Estamos finalizando o processo de regularização no bairro São José. Temos um carinho grande por Ipaba, por ser o primeiro município a realizar a Reurb com parceria da ARMVA. Já regularizamos duas áreas na cidade e ainda temos mais quatro a serem trabalhadas”, informa.

O Minas Reurb

O Minas Reurb é um dos programas estratégicos estabelecidos pelo governador Romeu Zema e a ARMVA tem atuado dentro das diretrizes e prioridades firmadas, sendo uma delas a regularização fundiária. Com mais de 1.200 títulos entregues desde 2019 até o momento pela ARMVA, o Governo Zema, por meio do Minas Reurb, tem realizado o maior programa de regularização fundiária da história do Estado de Minas Gerais.

A adesão ao Minas Reurb é feita por meio da manifestação da prefeitura interessada junto à ARMVA, com a celebração do Termo de Cooperação Técnica entre os órgãos.