BDMG anuncia artistas selecionados para o Ciclo de Mostras 2021
O BDMG Cultural apresentou o resultado da seleção do edital de concorrência pública do Ciclo de Mostras BDMG Cultural 2021, que fomenta a realização de quatro exposições na Galeria de Arte da instituição ao longo de 2021.
Ao todo, houve 114 inscrições de projetos de artistas de Minas Gerais ou residentes no estado. A comissão de seleção foi formada pela gestora e educadora em museus, curadora e pesquisadora nos campos da arte, educação e cultura Janaína Melo; pela artista visual e pesquisadora Juliana Gontijo; e pela artista plástica, designer, cantora e letrista Leonora Weissmann.
Projetos selecionados
- Série fotográfica dos artistas Affonso Uchôa e Desali (Contagem)
- Obras e instalações da artista Clarisse Lacerda (Belo Horizonte)
- Série fotográfica das artistas Lucélia Romão e Jessica Lemos (São João del-Rei)
- Esculturas, instalações e performances do artista Marc Davi (Belo Horizonte)
Devido à pandemia de covid-19, as mostras terão visitação presencial somente quando liberado e em acordo às diretrizes de autoridades de Saúde. Até lá, as exposições chegarão ao público em formato on-line.
O edital de concorrência pública Ciclo de Mostras BDMG Cultural busca estimular a produção das artes visuais contemporâneas em Minas Gerais, com o objetivo de dar apoio e incentivo para artistas com carreira em desenvolvimento. Em 2021, o edital seleciona quatro projetos de ocupação da Galeria de Arte do BDMG Cultural e viabiliza, para cada exposição, a produção de catálogos e reembolso financeiro de R$ 5 mil, além da montagem e divulgação durante o período de ocupação da galeria.
Concorrência
O edital de concorrência pública Ciclo de Mostras BDMG Cultural busca estimular a produção das artes visuais contemporâneas em Minas Gerais, com o objetivo de dar apoio e incentivo para artistas com carreira em desenvolvimento.
Em 2021, o edital seleciona quatro projetos de ocupação da Galeria de Arte do BDMG Cultural e viabiliza, para cada exposição, a produção de catálogos e reembolso financeiro de R$ 5 mil, além da montagem e divulgação durante o período de ocupação da galeria.