BDMG Cultural divulga resultado dos prêmios de música
O BDMG Cultural apresenta os finalistas do 20º Prêmio BDMG Instrumental e o resultado do Prêmio Marco Antônio Araújo. Para a próxima fase de seleção do concurso que completa 20 anos, estão 12 instrumentistas: Abel Borges, Aloizio Horta, Assanhado Quarteto, Duo Foz, Dudu Viana, Felipe Continentino, Felipe José, Gustavo Figueiredo, Max Sales, Pedro Gomes, Ricardo Itaborahy e Nô Corrêa. Já o arranjador, compositor e pianista mineiro Deangelo Silva venceu o Prêmio Marco Antônio Araújo com o álbum Hangout, lançado no Brasil e no Japão em 2020.
A comissão de seleção para o 20º Prêmio BDMG Instrumental e para o Prêmio Marco Antônio Araújo foi formada pelo compositor e baterista André "Limão" Queiroz, pela pianista e professora Heloisa Feichas e pelo compositor e pianista Túlio Mourão.
20º Prêmio BDMG Instrumental
Este ano, a premiação voltada para compositores, arranjadores e instrumentistas mineiros recebeu dezenas de inscrições. O prêmio vai contemplar quatro instrumentistas com o valor de R$ 12 mil e a realização de shows em Belo Horizonte, no Teatro Sesiminas. A fase final da premiação está prevista para o fim de maio, porém a realização dependerá das normas sanitárias vigentes no período devido à pandemia de covid-19.
Prêmio Marco Antônio Araújo
A premiação foi criada em 2013 e tem como objetivo reconhecer os trabalhos de música instrumental e independente de Minas Gerais. O vencedor recebe o valor R$10 mil e se apresenta na final do 20º Prêmio BDMG Instrumental. Nesta edição, o eleito foi o álbum Hangout, do arranjador, compositor e pianista Deangelo Silva. Lançado em 2020, é o segundo trabalho instrumental de Deangelo Silva e traz canções que dialogam com a música instrumental contemporânea, o jazz, o rock e a música eletrônica. O álbum foi gravado com os músicos Antonio Loureiro, na bateria, Felipe Vilas Boas, nas guitarras, e Frederico Heliodoro, no contrabaixo. A capa do trabalho foi assinada por Roger Matos.
Natural de São Gonçalo do Rio Abaixo, Deangelo Silva vive em Belo Horizonte e já apresentou e produziu diversos espetáculos e álbuns no Brasil, na América Latina e na Europa, ao lado de artistas como Toninho Horta, Amilton Godoy, Juarez Moreira, Esdras “Neném”, Cléber Alves, Chico Amaral, Dani Gurgel e Gerais Big Band (UFMG). Seu primeiro álbum autoral, Down River, foi lançado em 2018.
Realização
O 20º Prêmio BDMG Instrumental e o Prêmio Marco Antônio Araújo são realizados pelo BDMG Cultural, com apoio do Ministério do Turismo, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG).