BDMG Cultural inaugura Ciclo de Mostras 2023 com exposição de Vânia Barbosa

  • ícone de compartilhamento

De 30/3 a 14/5, o BDMG Cultural apresenta a exposição “Impregnação", uma série de obras da artista visual Vânia Barbosa, com fotografias, instalações e vídeos que enfatizam a impregnação da terra vermelha, em decorrência da extração mineral, denotando a inscrição e o atravessamento de uma paisagem física quanto humana no corpo. A abertura da mostra ocorre nesta quinta-feira, a partir das 19h, na Galeria de Arte BDMG Cultural e marca a inauguração do Ciclo de Mostras 2023. Assista ao teaser: https://youtu.be/mtzADMrEXwU.

Pelo dicionário, o significado de impregnação é aquilo que está absorvido, infiltrado, saturado, entranhado. “Eu falo da terra vermelha, da poeira. Falo da “poeirinha”, essa ínfima matéria que não vemos e que está presente no ar e falo dessa “poeirada” que nos sufoca, que é levantada quando passa um caminhão. Falo da impregnação dessa matéria “agarrada” em nossos pés, em nossas mãos e em nossos pulmões, porque está no ar que respiramos. Por isso, o título da mostra é ‘Impregnação’”, explica a artista.

Curadora da mostra, Cristiana Tejo relata que "Vânia Barbosa tem aferido a repercussão da extração mineral em expedições poéticas no entorno do seu ateliê, no Jardim Canadá, em Nova Lima, tornando visível em seu corpo o que aparentemente está invisível para além dos muros das mineradoras”. 

Iniciado em março de 2021, o projeto “Grafias do Tempo” arregimenta vídeos, performances, objetos, fotografias e instalações que trazem à tona nuances da mineração. “Busquei alternativas para tornar visível os impactos da mineração que presencio no bairro. A mostra ‘Impregnação’ é um recorte deste projeto”, relata a artista Vânia Barbosa.

A exposição “Impregnação” foi selecionada no edital de concorrência pública de artes visuais do BDMG Cultural, realizado entre novembro e dezembro de 2022. A mostra de Vânia Barbosa inaugura o Ciclo de Mostras 2023 que, durante todo o ano, vai receber mais três exposições na Galeria de Arte: das artistas Yanaki Herrera, Priscila Rezende e do artista Iago Gouvêa. Todas as exposições ganharão catálogo e, no final do ano, estarão disponíveis em plataforma virtual exclusiva.

Sobre a artista

Natural de Pequi-MG, Vânia Barbosa vive e trabalha em Belo Horizonte. Artista multimídia, Vânia é graduada em artes visuais pela Escola Guignard - UEMG. Participou de exposições no Espaço Cultural dos Correios (RJ); Museu de Arte Murilo Mendes (Juiz de Fora); Intervenção na Praça Sete (BH); Palácio das Artes (BH); Funarte RJ; Itaú Galeria (Vitória); Museu Histórico Abílio Barreto (BH); Einblicke in Brasilien (Erfurt-Alemanha), Museu de Arte de Brasília (DF) Museu de Arte Contemporânea - MAC (SP); Centro Cultural Cândido Mendes (RJ); MAM (SP); Museu de Arte da Pampulha (BH); XV, XIV, XIII Salão de Arte Contemporânea de (Ribeirão Preto-SP); Centro Cultural UFMG (BH); MAM (Salvador); Palácio Gustavo Capanema (RJ); III Bienal Nacional de Santos (SP). Premiada no Salão Paulista, Salão da Pampulha entre outros.

Funcionamento da Galeria de Arte 

A Galeria de Arte BDMG Cultural funciona diariamente, incluindo sábados e domingos, das 10h às 18h. Às quintas-feiras, exclusivamente, o espaço tem funcionamento das 10h às 21h. A entrada é gratuita.

O BDMG Cultural completa 35 anos em 2023 e é uma organização sem fins lucrativos que atua de maneira multidisciplinar para fomentar, registrar e divulgar os processos culturais em Minas Gerais. A instituição integra o Circuito Liberdade, complexo cultural sob gestão da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais - Secult e que reúne diversos espaços com as mais variadas formas de manifestação de arte e cultura em transversalidade com o turismo.

Serviço

Mostra “Impregnação”, de Vânia Barbosa

Período:
30/3 a 14/5

Local: Galeria de Arte BDMG Cultural (Rua Bernardo Guimarães, 1600 - Lourdes - Belo Horizonte/MG)

Horário: diariamente das 10h às 18h. Quintas-feiras: das 10h às 21h.

Na abertura, excepcionalmente, das 19h às 22h. Entrada gratuita

Atendimento à imprensa: (31) 98455-5189 | paulop@bdmg.mg.gov.br