Cadetes participam de cerimônia no Curso de Formação de Oficiais
O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) realizou mais uma solenidade de entrega do espadim aos cadetes do primeiro ano do Curso de Formação de Oficiais (CFO). O espadim é uma arma constituída de aço, ouro e marfim e é símbolo da autoridade, honra militar e dignidade do cadete.
A entrega do espadim marca o começo de uma caminhada de coragem e determinação e a confirmação de um compromisso com o Corpo de Bombeiros e sua história de continuar salvando e valorizando vidas, de modo a inspirar pessoas e levar esperança.
O instrumento tem origem na Rússia, na época do czar Alexandre Terceiro, e era destinado aos príncipes do império para que o portassem até estarem aptos a exercer a função de comando.
O Espadim Dom Pedro Segundo é símbolo dos valores tradicionais do militarismo e acompanhará o cadete até o momento em que ele receberá a sua espada, símbolo do oficialato.
Solenidade
A entrega do espadim demonstra a credibilidade da corporação no cadete e rememora o legado histórico da arma, além de representar o patriotismo, a cultura, a energia e a bravura do bombeiro que jura proteger o cidadão com o sacrifício da própria vida.
A solenidade foi presidida pelo comandante-geral do CBMMG, coronel Edgard Estevo da Silva, e contou com a presença de autoridades militares e civis.
Entre as autoridades estavam os representantes do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte, coronel Félix Gomes Martins, e do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte, major Natanael Avelino da Silva. As autoridades de outros estados enalteceram o trabalho desenvolvido pelo CBMMG em relação ao ensino e formação dos novos militares, e reforçaram a importância dessa troca de informações entre bombeiros militares de outros estados.
O comandante-geral frisou que a solenidade representava a garantia de renovação nos quadros da corporação, bem como o início de um novo ciclo de heróis garantidores da vida, da saúde, do meio-ambiente e de tantas outras ações que envolvem os bombeiros militares no Brasil. Ele também fez um agradecimento a todos os bombeiros militares e outros parceiros.
O comandante da Academia de Bombeiro Militar (ABM) destacou os desafios que os jovens tiveram que vencer para participar deste momento solene e do orgulho que agora eles proporcionavam aos familiares, ao Corpo de Bombeiros e ao público. Ele também desejou sorte, resistência e respeito aos pais e superiores.