Cafeicultura do Cerrado é tema de nova publicação da Epamig

  • ícone de compartilhamento

A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) acaba de lançar o livro "Cafeicultura do Cerrado". A publicação, elaborada em parceria com a Embrapa, aborda todos os aspectos de produção de café no bioma Cerrado, com destaque para as tecnologias que permitiram a expansão do cultivo para essas áreas. 

Atualmente, a cafeicultura da região desponta como uma das mais modernas e tecnificadas. O modelo organizacional único, pautado no associativismo e no cooperativismo, é um dos diferenciais de sucesso.

Em 50 anos, a cafei­cultura do Cerrado conseguiu destaque no mercado global, conquistando marca e Denominação de Origem (DO), a primeira no Brasil. "O livro vem valorizar e consolidar o potencial da cafeicultura da região, reunindo o que há de mais atual em informações e tecnologias espe­cíficas para a atividade. Desde o histórico do cultivo, passando por todas as etapas do processo produtivo, e traz informações fundamentais para a gestão eficiente de propriedades cafeeiras", afirma a  presidente da empresa, Nilda Soares. 

Organizada pelos pesquisadores Gladyston Rodrigues Carvalho (Epamig), André Dominghetti Ferreira (Embrapa), Vinícius Teixeira Andrade, César Elias Botelho (Epamig) e João Paulo Felicori Carvalho (Unicerp), a obra conta com a participação de autores conceituados, de diferentes instituições e empresas de Minas Gerais e do Brasil. As informações disponibilizadas pretendem disseminar o conhecimento e garantir a continuidade da atividade neste bioma e em sistemas produtivos semelhantes.

A publicação pode ser adquirida na Livraria Epamig, pelo site, e-mail livraria@epamig.br ou telefone (31) 3489-5002. O valor é R$69 (mais frete).