Campanha antitabagista de Minas inspira associação mexicana
O cigarro abre a porta para o coronavírus. Esse slogan, acompanhado da imagem de uma mulher de máscara, com o tecido furado pelo cigarro, fez parte de campanha educativa veiculada pelo Governo de Minas contra o tabagismo. O material foi divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) para conscientizar a população sobre os riscos da relação fumo e covid-19.
Impactante e direta, a peça de comunicação chamou atenção não só dos mineiros, mas da associação civil sem fins lucrativos Refleacciona, no México. O órgão, que trabalha em parceria com o poder público local e federal mexicano em programas de promoção de Saúde e bem-estar, solicitou ao Estado de Minas Gerais autorização para replicar a campanha.
O antitabagismo é um dos focos da Refleacciona, que desenvolve projeto em parceria com a Agência de Saúde da Cidade do México, para promover o cumprimento da Lei de Controle do Tabaco. A iniciativa monitora estabelecimentos para que cumpram a lei antifumo e denuncia às autoridades aqueles que não cumprem a legislação.