Campanha foca na valorização da pessoa idosa

  • ícone de compartilhamento

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) lança a Campanha de Valorização da Pessoa Idosa, com o tema “Pessoa Idosa no Foco dos Direitos Humanos”. A iniciativa tem por objetivo garantir a promoção e proteção dessa parcela da sociedade, e assegurar a difusão de direitos desse público.

As ações estão programadas para o período de 1 a 7/10, em sintonia com as comemorações do Dia Internacional da Pessoa Idosa (1 de outubro).

Como as pessoas mais velhas apresentam maior vulnerabilidade ao contágio da covid-19 e têm maior comprometimento da saúde emocional, com sintomas de ansiedade e depressão, a estratégia também busca fortalecer as diretrizes da Sedese na atenção a esse público.

Atrações

Estão previstos, no portal do Sistema Estadual de Redes em Direitos Humanos (SER-DH), a publicação de texto sobre “Poluição sonora e o estado de vulnerabilidade da pessoa idosa”, produzido pelo Núcleo de Pesquisa Redes em Direitos Humanos da PUC Minas; podcasts “Minuto da Pessoa Idosa: Desafios e Conquistas da Pessoa Idosa”; videopoesia “Ser Idoso”, produzida pela professora Simone Martins, da Universidade Federal de Viçosa (UFV); e a disponibilização de um jogo de perguntas e respostas (quiz) por meio do qual as pessoas idosas ou não poderão se entreter, se informar e refletir sobre os direitos relacionados.

O portal SER-DH também disponibilizará um infográfico com dados populacionais sobre a pessoa idosa no estado, além de conteúdo sobre o envelhecimento saudável, as violações de direitos dessas pessoas e ações de valorização e promoção.

Haverá, ainda, a publicação de cinco cards sobre a campanha nas redes sociais da Sedese (Instagram e Facebook), com imagens e depoimentos de membros do Conselho Estadual da Pessoa Idosa de Minas Gerais (CEI).

Completa a lista um seminário virtual (Código da capacitação: SEDESE571) com representação de todas as coordenadorias das pautas de Direitos Humanos da Sedese, na quinta-feira (1/10). A transmissão será pelas redes sociais da Sedese (Youtube e Facebook).

A campanha é realizada pela Coordenadoria Estadual de Política para a Pessoa Idosa (Cepid), do Conselho Estadual da Pessoa Idosa (CEI) e do Sistema Estadual de Redes em Direitos Humanos (SER-DH).

Em números

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2018, o Brasil possuía 32 milhões de pessoas idosas, o equivalente a 16,4% da população. As projeções para os próximos 20 anos são de 60 milhões de idosos, quase 1/3 da população brasileira.

Levantamento da Fundação João Pinheiro (FJP), realizado no mesmo ano, apontava que a população idosa em Minas em 2010 era de 2.342.973, o que correspondia a 9,8% do total. Porém, em 2018, já alcançava 3.191.212 (15,3%). A projeção para os próximos anos era similar à nacional, com os idosos alcançando 1/3 da população em 2040.