Campanha incentiva protagonismo de mulheres do campo
A Emater-MG aderiu à campanha #MulheresRurais, mulheres com direitos. A partir desta terça-feira (22/9) será divulgada uma série de reportagens e vídeos que destacam este protagonismo, a superação de desafios e como o trabalho de assistência técnica e extensão rural contribui para o desenvolvimento de negócios comandados por elas.
A iniciativa conjunta, colaborativa e de alcance internacional, é promovida pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO). A partir de ações, pretende dar visibilidade ao poder transformador das mulheres rurais, indígenas e afrodescendentes em um contexto de desigualdades estruturais e desafios sociais, econômicos e ambientais, agravado pela pandemia de covid-19.
No dia 15/10, data da comemoração do Dia Internacional das Mulheres Rurais, o tema será tratado pela Emater-MG em uma live. Para conferir as reportagens e vídeos sobre a campanha #MulheresRurais, mulheres com direitos, basta acesse aqui o site da Emater-MG.
Exemplo
Em Minas, Conceição Aparecida Gomes é um exemplo de que a agropecuária dá bons resultados para os que decidem pela atividade no lugar de migrar para as cidades grandes. Moradora de Abaeté, na região Central do estado, ela decidiu assumir a fazenda de gado leiteiro da família após o falecimento do pai, mesmo sem qualquer experiência na área.
Conceição contou com a ajuda de um antigo funcionário da fazenda, de produtores vizinhos e da Emater-MG. Ao lado da irmã e da mãe, ela mexeu com a parte burocrática, mas não demorou a ter de aprender a lidar com o gado, a capineira e lavouras de milho.
Segundo o técnico da Emater-MG no município, Fernando César Couto, a história da Conceição Aparecida é um caso referência de sucessão familiar no campo. “Temos visto os jovens abandonarem o campo e irem para a cidade. Mas na família da Conceição, a realidade foi diferente. Ela é uma pessoa receptiva ao uso de novas tecnologias e que quebrou vários paradigmas, mostrando a força da mulher rural”, comenta.
Rebanho
Atualmente, na fazenda de 69 hectares, são produzidos cerca de 350 litros por dia, em média, produção entregue na Cooperativa dos Produtores Rurais da Região de São Simão (Coopass).
A Fazenda São Simão de Baixo também vem se destacando pela preocupação com o meio ambiente e virou referência na região. A fazenda faz uso do controle biológico de pragas, graças a uma parceria desenvolvida entre a produtora, Emater-MG, Embrapa, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a cooperativa Sicoob Credioeste.