Cemig é parceira do MPMG no desenvolvimento de programas de promoção à cidadania

  • ícone de compartilhamento

A Cemig assinou, nesta terça-feira (28/9),  termo de adesão da companhia aos programas Caminhos e Cidadania em Rede, desenvolvidos pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG). Os projetos, que fazem parte de uma parceria entre o MPMG, o Tribunal de Justiça de Minas (TJMG) e o Ministério Público do Trabalho (MPT), contam com o apoio e o incentivo de diversas empresas para a realização das ações e atividades propostas que são voltadas para a promoção da cidadania e o fortalecimento comunitário.

Os programas “Cidadania em Rede” e “Caminhos” buscam articular, mobilizar e fortalecer a rede de apoio e solidariedade de Belo Horizonte, para a realização de ações de cidadania com população mais vulnerável do município. Além disso, os projetos estimulam a atuação entre a sociedade civil, a iniciativa privada e órgãos públicos, visando à inclusão de pessoas por meio do acesso ao trabalho, à cultura e à arte.

O Cidadania em Rede tem como público-alvo a comunidade do Aglomerado Cabana do Pai Tomás e, o projeto Caminhos, terá como ponto central a atuação junto às pessoas em situação de rua, pessoas em conflito com a lei – em liberdade provisória, reincidentes ou não − e pessoas que já saíram do sistema prisional.

Consumo consciente

A Cemig também assinou um termo de parceria para trabalhar as ações do Programa de Eficiência Energética (PEE) no projeto MP Itinerante, que leva serviços prestados pelo órgão à população em algumas cidades do estado. O projeto passará a contar, também, com propostas que abordam o tema da eficiência energética e redução do consumo de energia, por meio do circuito tecnológico do projeto educacional da Cemig.

As ações conjuntas vão permitir ao público e às comunidades contempladas o contato com jogos tecnológicos de cunho educativo sobre a temática de eficiência energética, criando condições para a conscientização, mudança de hábitos e, consequentemente, a redução nas contas de energia.  

De acordo com o cronograma, entre fevereiro e novembro de 2022, cerca de 30 visitas estão previstas em cidades de diferentes regiões de Minas. A equipe de profissionais capacitada para realizar o atendimento também oferecerá palestras sobre eficiência energética para o público escolar das localidades que irão receber ações do projeto itinerante do MPMG.