Cemig lança treinamento de segurança on-line gratuito para população
A Cemig acaba de criar um curso de ensino a distância (EaD), gratuito e aberto a toda população. O tema é segurança com energia elétrica e o projeto é pioneiro, por meio da universidade corporativa da empresa, a UniverCemig.
O curso completo sobre uso seguro da energia (cuidados com a eletricidade em geral) tem 40 horas de duração. O conteúdo é aberto para indivíduos acima dos 10 anos de idade e estará disponível também para pessoas com deficiência auditiva e/ou visual.
Ações
A iniciativa faz parte de um conjunto de ações que a Cemig vem implementando para reduzir acidentes com a população. O conteúdo pode, inclusive, ser feito em família, oportunidade para adultos e crianças interagirem e aprenderem juntos as melhores práticas de segurança com eletricidade.
O gerente de Saúde e Segurança do Trabalho da Cemig, João José Magalhães Soares, alerta para o maior risco de acidentes durante a pandemia da covid-19. “Mais do que nunca, a orientação é para que as pessoas se protejam de forma a evitar acidentes. Não correr riscos é mais uma forma de prevenção. A Cemig preparou este curso de segurança com eletricidade especialmente pensando no cuidado com a população, uma ação técnica e de cunho social”, salienta.
João José cita os dados de acidentes no estado. “Nos últimos 10 anos, Minas Gerais é o segundo estado no ranking nacional com mais acidentes com a população na rede elétrica e o terceiro em número de mortes, sendo que cerca de 75% foram registradas na construção civil”, enumera.
Inscrições
O curso é composto por textos, vídeos e dados, e está organizado em cinco tópicos, com conteúdo dividido da seguinte forma:
Módulo 1- Os caminhos da energia: da geração até nossas casas – 2 horas
Módulo 2- Sistema elétrico de potência – SEP – 4 horas.
Módulo 3- Regras básicas para conviver bem com o SEP – 6 horas.
Módulo 4- Uso seguro da energia: dicas de prevenção – 20 horas.
Módulo 5- Uso seguro da energia: dicas extras – dentro de casa – 8 horas.
As inscrições podem ser feitas no site da UniverCemig, na aba “Uso seguro da energia”.