Centro do Idoso da Unimontes capacita equipes de saúde para cuidados pós-covid

  • ícone de compartilhamento

Capacitar 162 equipes do programa Estratégia Saúde da Família (ESF) e de 86 municípios da macrorregião Norte sobre os cuidados com os idosos antes e pós-covid-19 é um dos objetivos do Centro “Mais Vida” de Referência em Assistência à Saúde do Idoso – Eny Faria de Oliveira (Crasi), vinculado ao Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF), da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). A formação é uma parceria com o Programa de Pós-Graduação em Cuidado Primário da Saúde da Unimontes (PPGCPS) e com a Liga de Acadêmicos de Geriatria do Centro Universitário (FIPMoc).

Os treinamentos virtuais vão até 28/6, como parte da estratégia de educação permanente da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG). O objetivo é aprimorar o plano de cuidados com o idoso e os atendimentos desse público após a covid-19. 

“O Crasi presta um atendimento de qualidade ao idoso em toda a sua capacidade instalada. É nosso papel capacitar as equipes para que mantenham o devido atendimento quando esses idosos retornarem para as Unidades Básicas de Saúde”, ressalta o gerente e enfermeiro do HUCF, Ely Carlos de Jesus.

Centro do Idoso

Em atividade desde 2008, o Centro do Idoso já capacitou centenas de equipes de ESF em toda a região. O Crasi é voltado para o atendimento multidisciplinar do idoso frágil nas áreas de medicina, fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição, terapia ocupacional, serviço social, odontologia, psicologia e enfermagem, além do atendimento em reabilitação física.

Todo o atendimento público e gratuito pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é feito por agendamento. Mais informações pelos telefones (38) 3224-8030 ou (38) 3224-8035.