Centro Mineiro de Referência em Resíduos sedia encontro de capacitação para trabalho com catadores

  • ícone de compartilhamento

O Centro Mineiro de Referências e Resíduos (CMRR), em Belo Horizonte, recebeu nessa quinta-feira (19/5) o primeiro encontro regional de atualização metodológica e formação de comitês gestores do Projeto Minas, Reciclando Atitudes - Repensando o Futuro, promovido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese). A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) é parceira da Sedese no projeto para promover a inclusão sócio-produtiva dos catadores e catadoras de materiais recicláveis, além de implantar a coleta solidária nas cidades beneficiadas.

Outro objetivo é qualificar os membros dos comitês para a definição das ações a serem realizadas em cada município participante. Idealizado pela Sedese, com apoio da Semad, o projeto visa, por serviço técnico de mapeamento, acompanhar e assessorar catadores de materiais recicláveis, prioritariamente os que atuam nos lixões ou nas ruas, como também aqueles que se encontram em associações e cooperativas, promovendo a inclusão sócio-produtiva de quem faz da atividade sua principal fonte de renda.

A Semad também promove a inclusão dos catadores por meio da coleta seletiva e atua no desenvolvimento e implementação de outros projetos sociais. A ideia é proporcionar, cada vez mais, meios para melhoria nas condições de vida, trabalho, renda e acesso às políticas públicas do público-alvo.

Atendimento

O subsecretário de Trabalho e Emprego da Sedese, Raphael Vasconcelos,  reforçou a importância de se garantir os direitos dos catadores de papel. O subsecretário lembrou que o programa, além de proporcionar autonomia ao público-alvo, ainda passará a contribuir com o meio ambiente.

"A ideia de melhoria de vida, geração de renda, promoção de autonomia, acesso aos direitos fundamentais de um público historicamente marginalizado é importante e prioritário para a Sedese, e, nesse projeto, vamos conseguir alinhar essa prioridade com ações de proteção ambiental, fomento da coleta seletiva, redução da quantidade de resíduos sólidos urbanos, promoção da reciclagem, entre tantos outros benefícios. Essas ações vão tornar o projeto ainda mais relevante para o nosso estado", frisou.

Já o subsecretário de Gestão Ambiental e Saneamento da Semad, Rodrigo Franco, destacou as reformas estruturais realizadas no CMRR, que tiveram início em 2021 e estão permitindo a realização de eventos desse tipo no espaço. As melhorias envolveram ajustes no telhado e na rede elétrica. Também foi providenciada a pintura do espaço e reforma dos equipamentos da cozinha industrial. No futuro estão previstos reparos no auditório e pintura da área externa.

"As reformas são fundamentais para a retomada das atividades ligadas à gestão de resíduos sólidos, o que vai proporcionar a organização de ações do Estado voltadas para os catadores. Esta melhoria ainda vai fortalecer iniciativas retomadas por este governo, como o pagamento do bolsa-reciclagem, recurso que valoriza cada vez mais esse público", disse.

Também participaram da ação catadores dos municípios de Belo Vale, Bom Jesus do Galho, Capitólio, Caratinga, Divinópolis, Passos, São Sebastião do Paraíso e Piumhi, além do presidente da Megaquality Brasil, Sandro Medeiros, empresa responsável pela execução do projeto.

Projeto

Ao todo, serão atendidos 1,2 mil catadores de materiais recicláveis em 30 municípios mineiros, sendo 840 que trabalham nas ruas e/ou lixões e 360 catadores atuantes em associações e/ou cooperativas. As regiões de Minas contempladas são a Metropolitana de Belo Horizonte, Norte, Mucuri e Jequitinhonha e Nordeste.

Os próximos encontros serão realizados nos dias 1/6 e 2/6 em Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri, e em 9/6 em Unaí, no Noroeste de Minas.