Cetas Juiz de Fora recebe doação de equipamentos
O Centro de Triagem de Animais Silvestre (Cetas) de Juiz de Fora, na Zona da Mata Mineira, recebeu, do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), cerca de 370 materiais e equipamentos que serão utilizados na recuperação e na reabilitação dos animais mantidos no local. A doação também inclui insumos de escritório.
O material será utilizado na reestruturação do centro de reabilitação mantido pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF), em parceria com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), para o atendimento da fauna na região.
Os equipamentos foram adquiridos por meio de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), no valor de aproximadamente R$ 100 mil, assinado entre o MPMG, por meio da 8ª Promotoria de Justiça da Comarca de Juiz de Fora, e uma indústria que atua no setor de papel e celulose que mantém atividades na região. A aquisição foi realizada pela Associação Regional de Proteção Ambiental de Juiz de Fora (Arpa-JF), entidade vinculada à Polícia Militar de Meio Ambiente (PMMAmb).
Ações
Entre os equipamentos doados estão uma nova Unidade de Tratamento de Aves (UTA), utilizada para criação de filhotes e tratamento de aves enfermas; um canil inox de oito lugares; ganchos para serpentário; caixas plásticas; colchões térmicos; balanças; pulverizadores; estetoscópios cardiológicos, além de outros insumos veterinários.
“A partir dessa aquisição, poderemos diminuir o tempo de permanência dos animais no centro de reabilitação e garantir uma reinserção à natureza mais assertiva”, explica o supervisor da URFBio Zona da Mata, Laio Sathler.
Em 2021, cerca de 500 animais silvestres já passaram pelo Cetas de Juiz de Fora, com média de reintegração a seus habitats naturais de 65%.
Minas Gerais conta com quatro Centros de Triagem de Animais Silvestres. As unidades de Belo Horizonte, Juiz de Fora e Montes Claros são compartilhadas entre IEF e Ibama, enquanto o Cetas de Patos de Minas mantém administração exclusiva da autarquia estadual.
Participaram da entrega o promotor de Meio Ambiente da Comarca de Juiz de Fora, Alex Fernandes; o comandante do 1º Pelotão da 4ª Cia de Polícia Ambiental, Tenente Almeida; o presidente da Arpa-JF, Tenente Eugênio; o chefe da Unidade Técnica do Ibama em Juiz de Fora, Luiz Augusto Benatti, e o supervisor da Unidade Regional de Florestas e Biodiversidade (URFBio) Zona da Mata, Laio Sathler, além de outros dirigentes regionais do IEF e equipe do Cetas Juiz de Fora.