CGE-MG irá premiar boas práticas de controle interno

  • ícone de compartilhamento

A Controladoria-Geral do Estado de Minas Gerais (CGE-MG) acaba de lançar a 1ª edição do Prêmio Destaques do Controle, categoria Governança e Controle. O objetivo da premiação é fomentar iniciativas de órgãos, entidades e empresas do Poder Executivo do Estado de Minas Gerais que contribuam para a melhoria do controle interno da gestão, com enfoque em auditoria governamental, integridade, transparência e correição.
 
O prêmio tem caráter institucional, com propósito de destacar práticas desenvolvidas por órgãos, entidades e empresas. Dessa forma, não é uma premiação destinada a pessoas físicas ou equipes de trabalho.

Participação

Poderão participar os órgãos, entidades autárquicas e fundacionais e empresas públicas do Poder Executivo do Estado de Minas Gerais. Ficam impedidos de participar do concurso práticas oriundas do Órgão Central (CGE).

Os interessados devem se inscrever até a próxima segunda-feira (25/10). Para participar, é necessário preencher o formulário de inscrição e encaminhá-lo para o e-mail premio@cge.mg.gov.br.
 
Órgãos e entidades ligados ao Governo do Estado poderão inscrever uma única prática em cada uma das seguintes subcategorias:
 
 I - fortalecimento da Governança, Controles Internos e Gerenciamento de Riscos;
 
II - aprimoramento da transparência e do controle social;
 
III - aprimoramento de ações de responsabilização de agentes públicos e pessoas jurídicas; e
 
IV - aprimoramento das políticas e procedimentos destinados à promoção da integridade e prevenção da corrupção.
 
“A instituição desse prêmio é uma forma de promover a valorização dos servidores públicos, prestigiando e divulgando trabalhos e condutas exemplares no contexto institucional”, explicou o chefe de Gabinete da CGE, Cláudio de Andrade.
 
Premiação
 
A cerimônia de premiação fará parte das comemorações do Dia Internacional Contra a Corrupção. A realização está prevista 9/12, no auditório JK da Cidade Administrativa de Minas Gerais, ou, por ocasião do Encontro de Trabalho da CGE, em data a ser definida oportunamente.

O prêmio terá caráter simbólico, com entrega de troféu/placa personalizada e um certificado expedido pela CGE.
 
“O intuito da premiação não é criar competição ou algum tipo de ranking entre os órgãos, mas sim, incentivar a produção e disseminação de boas práticas que fortaleçam nossos controles internos. Esse tipo de reconhecimento, ainda que simbólico, também é uma forma da CGE apoiar a gestão”, afirma o controlador-geral, Rodrigo Fontenelle.
 
O regulamento completo do Prêmio “Destaques do Controle” – Categoria “Governança e Controle” pode ser consultado no Anexo II, disponível aqui.
 
Acesse também o Formulário de Inscrições neste link.