CGE-MG lança Declaração de Apetite a Riscos
A Controladoria-Geral do Estado (CGE) acaba de apresentar um documento pioneiro na administração pública nacional: a Declaração de Apetite a Riscos. Obrigatória nas instituições financeiras pela transparência e segurança que proporciona aos investidores, a declaração da CGE reflete a cultura do Estado de governança de riscos.
O termo ‘apetite a risco’ representa o nível de risco que uma organização está disposta a aceitar enquanto persegue seus objetivos. De modo geral, tem a ver com a percepção dos riscos que uma organização pode assumir. Ao tê-los definidos, a instituição estabelece o compromisso de gerenciá-los proativamente, o que levará à redução da vulnerabilidade nas áreas finalísticas, além de evitar surpresas negativas em relação aos resultados alcançados.
“A declaração de apetite a riscos deixa claro para o corpo funcional o quanto a alta gestão está disposta a assumir riscos para que a instituição atinja seus objetivos estratégicos”, explica o controlador-geral Rodrigo Fontenelle. “Trata-se de uma ferramenta essencial, que dá suporte aos servidores no momento de aceitar ou não um risco identificado, e também na elaboração do plano de ação”, completa.