CGE/MG lança novo sistema de auditoria 

  • ícone de compartilhamento

Controladoria-Geral do Estado de Minas Gerais (CGE/MG) lançou um novo sistema de auditoria, o e-Aud, que permitirá melhor interface com os clientes, aperfeiçoamento dos processos de trabalho e da qualidade das auditorias, além de garantir melhoria e agilidade nos processos e na gestão das atividades.

O sistema é resultado de uma parceria com a Controladoria-Geral da União (CGU) a custo zero. Fruto de um projeto piloto que vem sendo desenvolvido há um ano, a CGE/MG é a primeira controladoria estadual a adotar a ferramenta. “O e-Aud é um grande ganho para Minas. O sistema permitirá uma melhor reflexão por parte dos auditores quanto à relevância dos nossos trabalhos”, afirma o controlador-geral, Rodrigo Fontenelle.

O e-Aud está alinhado com as normas internacionais de auditoria interna. “Isso fará com que o auditor olhe para os riscos que podem impactar nos resultados das políticas e dos serviços públicos”, observa o coordenador de Métodos, Capacitação e Qualidade da CGU, Sérgio Filgueiras.

Participaram do evento de lançamento do sistema, na sexta-feira (9/4),  o controlador-Geral do Estado, Rodrigo Fontenelle, a auditora-Geral, Luciana Nogueira, o secretário federal de Controle da CGU, Antônio Leonel, e o coordenador de Métodos, Capacitação e Qualidade da CGU, Sérgio Filgueiras.

Expectativas

Durante o mês de abril, os auditores da CGE participarão de capacitações para aprenderem a utilizar o novo sistema. A expectativa é que a partir do próximo mês o e-Aud possa substituir por completo a antiga ferramenta, o Sistema Integrado de Gerenciamento de Auditoria (Siga). 

e-Aud

O e-Aud é o sistema desenvolvido pela Secretaria Federal de Controle Interno da Controladoria-Geral da União (CGU) para gestão da atividade de auditoria interna governamental.

A plataforma é oferecida gratuitamente a todos os órgãos e as unidades que integram o Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal (SCI) e também a auditorias internas dos órgãos e entidades do Executivo federal. O e-Aud não precisa ser instalado nas máquinas, além de não exigir servidor para o armazenamento dos dados. Para utilizar, basta acessá-lo pela internet.