Cidades mineiras recebem investimentos na gestão de resíduos sólidos urbanos

  • ícone de compartilhamento

Municípios mineiros foram beneficiados nesta semana com investimentos na gestão de resíduos sólidos urbanos. Ao todo, foram destinados R$ 5,9 milhões em equipamentos, veículos e insumos para fortalecer o processo de manejo e gestão em cidades do Triângulo e em Igarapé, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). As entregas do programa Lixão Zero, do Ministério do Meio Ambiente (MMA), tiveram o apoio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), responsável pela política de resíduos sólidos urbanos em Minas.

Trângulo

O consórcio intermunicipal de Região Integrada e Desenvolvimento Sustentável (Rides) recebeu, na quinta-feira (16/7), veículos e equipamentos para atender aos seus sete municípios, no Triângulo Mineiro.
 

Sisema / Divulgação

Em Monte Carmelo, sede do consórcio Rides, foram entregues sete caminhões basculantes e três veículos compactações, um triturador de poda e três de vidro, duas prensas verticais e três mesas de triagem, permitindo, assim a implementação e estruturação de seis unidades centrais de triagem de resíduos. A entrega vai beneficiar os municípios de Abadia dos Dourados, Cascalho Rico, Coromandel, Indianópolis, Iraí de Minas, Romaria, Igarapé, além de Monte Carmelo. 

Estão previstas também para o Consórcio Rides metas relacionadas a educação ambiental nas escolas, universidades e comunidade, capacitação de membros de associações, cooperativas de catadores de recicláveis (visando seu fortalecimento) e a Instalação de Unidade de Tratamento Resíduos da Construção Civil. 

RMBH

Na sexta-feira (17/7), foi a vez de Igarapé, na Região Metropolitana da capital, ser beneficiada pelo programa federal.

O município recebeu dois caminhões baú, um furgão, 15 ecopontos, duas empilhadeiras, duas esteiras de alimentação, um moinho triturador de plástico, dois trituradores de vidro, uma prensa, duas balanças, dois granuladores de plástico, uma lavadora de plástico, duas mesas de triagem, uma secadora, duas fragmentadoras de papel, 30 contêineres com capacidade de mil litros cada, quatro carros de carga, quatro carrinhos transpalete, e 30 lixeiras.

Edital 

O consórcio rides e também a cidade de Igarapé foram contemplados pelo edital de "Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos 2019", lançado pelo MMA em parceria com o Fundo de Defesa de Direitos Difusos (CFDD), do Ministério da Justiça e da Segurança Pública.

O edital foi apresentado com a finalidade de promover ações estruturantes nos municípios brasileiros e no Distrito Federal, envolvendo, necessariamente, a aquisição de equipamentos e materiais para fortalecer o processo de gestão de resíduos sólidos.

Foram recebidas propostas dos municípios, consórcios públicos intermunicipais e o Distrito Federal entre os dias 30/8 e 30/9/2019.

Em maio, a União lançou, em Belo Horizonte, o edital de chamada pública para selecionar projetos para melhoria da gestão de resíduos sólidos em Minas. Leia mais neste link.