Começa curso para fiscal sanitário da Escola de Saúde Pública
O Dia Nacional da Vigilância Sanitária (5/8) foi o escolhido para lançamento do curso 1 do Percurso Formativo do Fiscal da Vigilância Sanitária: “Conhecimentos introdutórios para atuação em vigilância sanitária”. A capacitação tem como objetivo fornecer ao trabalhador da vigilância sanitária as bases e conceitos fundamentais para o desenvolvimento de suas ações na rotina de trabalho.
O curso foi iniciado durante o seminário virtual "A contribuição do trabalhador da Visa para o SUS", também promovido por Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG) e Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), responsáveis pela capacitação. A íntegra do evento está disponível neste link.
A elaboração do projeto do Percurso Formativo do Fiscal Sanitário levou em consideração o papel estratégico da Vigilância para o Sistema Único de Saúde (SUS) e também a carência por formações e capacitações na área. O itinerário formativo é composto por três cursos, que serão disponibilizados na modalidade de educação a distância (EAD), no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da ESP-MG.
Em todo o estado, foram selecionados mil fiscais sanitários. A turma foi dividida em dois grupos de 500 alunos cada. Após iniciar o curso, o participante terá até 60 dias para concluir as atividades avaliativas. O certificado estará disponível após a conclusão de pelo ao menos 75% das atividades.
Mais informações em: www.esp.mg.gov.br.