Comitê Pró-Brumadinho divulga classificados para contratações

  • ícone de compartilhamento

O Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema) divulgou os nomes dos 120 candidatos classificados para a terceira fase do processo seletivo de contratação profissionais para atuação no Comitê Pró-Brumadinho. Os nomes foram escolhidos após análise de currículos e títulos dos inscritos. Ao final do processo serão contratados 40 profissionais. Os nomes serão conhecidos até o final do próximo mês de agosto.

As contratações são temporárias e foram definidas em edital conjunto da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Fundação Estadual de Meio Ambiente (Feam), do Instituto Estadual de Florestas (IEF) e do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), publicado em junho de 2020. Os profissionais selecionados atuarão em atividades diretas e indiretas de reparação aos danos ambientais causados após o rompimento da Barragem 1 da Vale, em Brumadinho, em janeiro de 2019.

A próxima fase do edital prevê entrevistas, feitas pelos membros das comissões instituídas, que são servidores do Sisema.

Os nomes dos 120 classificados podem ser acessados neste neste link.

Recursos

Os candidatos que não foram classificados para as entrevistas podem entrar com recurso. Conforme prevê o edital, as justificativas para recurso devem ser encaminhadas, em até dois dias úteis a partir da data de divulgação dos resultados de cada etapa do processo seletivo, para o e-mail edital.brumadinho@meioambiente.mg.gov.br.

O deferimento ou indeferimento do recurso será informado ao candidato pela comissão que analisou o pedido neste link, em até dois dias úteis a contar da data posterior ao encaminhamento do recurso por e-mail.

O edital do processo seletivo, os resultados do processo e demais documentos podem ser acessados clicando aqui.

Contratação

A contratação dos profissionais é resultado do acordo celebrado entre a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) e a mineradora Vale S.A. O intuito é ampliar a estrutura dos órgãos ambientais do Governo de Minas Gerais na análise dos processos reparatórios e a definição de compensações ambientais aos danos provocados pela mineradora após o rompimento da Barragem 1, da Mina do Córrego do Feijão.

O rompimento da estrutura determinou uma série de obrigações que a empresa deverá cumprir para a restauração das áreas atingidas. Todas as atividades executadas serão supervisionadas pelos órgãos envolvidos no trabalho de recuperação da Bacia do Rio Paraopeba que foi impactada pelo rompimento.

Além da Semad, IEF, Feam e Igam, atuam no Comitê Pró-Brumadinho a Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), Fundação Ezequiel Dias (Funed), Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG), Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem (DER-MG), Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) e Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG).

Os agentes públicos contratados não poderão ser utilizados para outras atividades que não estejam relacionadas no edital de contratação. Todas as ações devem estar vinculadas exclusivamente à constatação, reparação ou compensação dos danos causados pelo rompimento.