Competitividade do agro mineiro é destaque em evento virtual
Em reunião on-line com representantes do setor agropecuário de Minas Gerais, a secretária de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Ana Valentini, ressaltou o bom momento que a agricultura mineira está vivendo, mesmo diante da pandemia de covid-19.
No encontro virtual, a secretária apresentou dados sobre a “Competitividade Agrícola de Minas Gerais” e lembrou que um dos fatores que justificam o bom desempenho do agro mineiro é a diversificação.
“Dos 63 produtos descritos na pesquisa Produção Agrícola Municipal (PAM), do IBGE, Minas possui informações de 50 deles. Outro fator importante é a quantidade de estabelecimentos rurais em nosso estado. Segundo o IBGE, são 607,6 mil propriedades rurais”, disse.
Crédito rural
A secretária também destacou a importância do Crédito Rural, que na safra 2019/2020 viabilizou a assinatura de 222 mil contratos em Minas, totalizando R$ 24,8 bilhões aplicados na agropecuária.
“Tudo isso resultou em uma safra recorde de grãos, com 15,4 milhões de toneladas. Minas foi o sexto maior produtor do país, com aumento de 4,7% na produtividade, 5,8% na produção e apenas 1,1% na área plantada. Até agosto, o nosso Valor Bruto da Produção (VBP) agropecuária já obteve crescimento de 19,8% em relação a todo o ano de 2019”, pontuou Ana Valentini.
Irrigação
Ana Valentini abordou, ainda, a importância da irrigação para o desenvolvimento do agronegócio mineiro. A secretária, que também é uma das fundadoras da Associação dos Produtores Rurais e Irrigantes do Noroeste de Minas Gerais (Irriganor), lembrou que o Cerrado, bioma que ocupa quase dois terços do estado, tem como característica um grande volume de chuva concentrado em cinco ou seis meses seguidos de até sete meses de seca.
“Neste cenário, o racional é você guardar água da chuva para usar no período seco, mas as pessoas acham que reservar água gera muito impacto ambiental. Toda estrada, toda casa, toda obra feita traz um impacto, mas o benefício da água reservada é muito maior que o dano”, pontuou a secretária.
A secretária afirmou que o Governo do Estado tem promovido amplo debate para que as mudanças sejam feitas, pautadas por estudos técnicos e sem trazer grandes prejuízos. “Estamos construindo esse caminho para que essas barragens sejam autorizadas, já que temos mais de 2 mil produtores no estado aguardando autorização para construi-las”, completou.
Participações
Também participaram do encontro virtual o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Minas Gerais (Faemg), Roberto Simões, e o deputado federal Zé Vitor.
Simões, na oportunidade, falou sobre “ Os Desafios da Agricultura do Século XXI”, tema do evento, e pontuou as agendas do futuro para o setor: agricultura 4.0; tecnologia, inovação e produtividade; biotecnologia; inteligência artificial; conectividade e resiliência.
O registro do encontro, na íntegra, está disponível neste link.