Concurso de cafés divulga vencedores

  • ícone de compartilhamento

A Emater-MG divulgou nesta quinta-feira (15/10) os vencedores do XIX Concurso de Qualidade dos Cafés das Matas de Minas – Região de Muriaé. Neste ano, participaram produtores de 17 municípios, com 471 amostras inscritas. O concurso foi dividido em três categorias:  Café Natural Terras Baixas (com altitude inferior a 900 metros), Café Natural Terras Altas (acima de 900 metros) e Café Cereja Descascado.  

As amostras passaram por análises físicas e sensoriais, de acordo com a metodologia da Associação de Cafés Especiais (SCA). As avaliações foram feitas por técnicos da Emater-MG e por especialistas em degustação de café.

Na categoria Café Natural Terras Baixas, o vencedor foi Fagner Alves dos Santos, do município de Muriaé, na Zona da Mata. Já nas outras duas categorias, os campeões foram do município de Divino, também da Zona da Mata. Na categoria Café Natural Terras Altas, o primeiro lugar ficou com a produtora Marlete Henrique Domiciano, que também obteve a maior nota geral entre todos os participantes do concurso. Já o produtor Anderson Domingos da Silva foi o campeão na categoria Café Cereja Descascado.

Especiais  

De acordo com Robério de Oliveira Torres, técnico da Emater-MG e integrante da comissão organizadora, o concurso permite que os produtores conheçam melhor o próprio café que cultivam. Antigamente, na hora da venda, muitos recebiam uma avaliação inferior, considerada de baixa qualidade, o chamado café “bebida rio”.

Todos os vencedores são considerados cafés especiais, pois receberam acima de 80 pontos na metodologia da SCA. Além de troféus, os primeiros colocados receberam prêmios dos patrocinadores como conjuntos derriçadores, TVs e pulverizadores elétricos. Este ano, por causa da pandemia, não haverá solenidade de premiação.