Conselho Estadual da Educação entrega Prêmio Heley de Abreu a destaques de Minas Gerais

  • ícone de compartilhamento

O Conselho Estadual de Educação de Minas Gerais (CEE) vai homenagear pessoas com histórias relevantes na Educação mineira. A solenidade do Prêmio Heley de Abreu será nesta sexta-feira (25/11), às 16h, no auditório do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MG), com entrega de medalhas de honra aos agraciados.

A premiação leva o nome da professora Heley de Abreu Silva Batista que, em um ato heróico, impediu a morte de diversas crianças numa creche em Janaúba, no Norte de Minas, após um incêndio criminoso em 2017.A educadora, infelizmente, morreu tentando salvar as crianças na antiga Creche Gente Inocente, mas sua determinação e bravura ainda reverberam para toda a sociedade. Na solenidade, ela será homenageada.

O presidente do Conselho Estadual de Educação, Felipe Michel Braga, e o secretário de Estado de Educação, Igor de Alvarenga, farão a entrega de um diploma e da medalha de honra alusiva ao mérito ao esposo da Professora Heley de Abreu Silva Batista, Luiz Carlos Batista. O filho de Heley também participará da homenagem. 

Ao todo, cinco medalhas serão entregues a indicados pelos conselheiros do CEE.

“Este prêmio representa uma inspiração a muita gente. Assim como a professora Heley, as agraciadas são exemplos de dedicação à causa da Educação. São pessoas que atenderam muitas gerações e construíram um legado e impacto que alcançam muitos estudantes em Minas Gerais. São profissionais que ajudaram a formar instituições e práticas que ampliaram o próprio impacto no tempo para além dos projetos. Elas são professoras, diretoras de escolas, pesquisadoras, servidoras públicas, que nestes lugares  transformaram os ambientes por onde passaram e transformaram as pessoas com quem conviveram. São profissionais das quais nunca nos esqueceremos”, enfatiza o presidente do Conselho Estadual de Educação, Felipe Michel Braga. 

Estarão presentes, ainda, a secretária adjunta de Estado de Educação, Geniana Faria; a diretora da Escola de Contas do Tribunal de Contas de Minas Gerais (TCE-MG), Naila Garcia Mourthé; o reitor da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), professor Antônio Alvimar Souza; a reitora da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg), professora Lavínia Rosa Rodrigues; e a vice-presidente do Conselho Estadual de Educação, professora Jussara Carvalho Guimarães.